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jan 26

SAÚDE NO TRABALHO, JUNTAS E MÚSCULOS

Saúde no trabalho : Com a vida agitada da modernidade, observa-se um aumento do número de pessoas com dor crônica.

Sendo ainda mais recorrente a situação de pessoas que observam seu quadro doloroso piorar após jornadas exaustivas no trabalho e/ou estresse emocional.

Diante deste contexto, é essencial que sejam adotadas atitudes que visam a economia da energia do corpo e mente (com muita disciplina).

  • Explore sua consciência corporal
  • Conservação de energia e Proteção articular
  • Conheça seu corpo, prestando atenção e estabelecendo limites. Respeite a sua dor.
  • Mantenha um diário da dor, com o objetivo de aprender como a dor pode ser agravada por determinadas ações e tarefas. Se uma atividade agrava sua dor, pare e tente resolver o problema. Peça ajuda, adie a tarefa ou faça de modo diferente.
  • Exemplos de adaptações: use uma tala para digitação, use uma bolsa menor com os itens essenciais, carregue pacotes e sacolas junto ao corpo com os dois braços – ao invés de carregar com a mão.
  • Evite ficar em uma mesma tarefa por horas.

 

Alongue-se 

Dicas para se ter saúde no trabalho

Faça intervalos de descanso entre uma tarefa e outra. Comece com períodos curtos (20 minutos de trabalho e 10 minutos de descanso). Com o tempo, você vai adequando seu período útil e quanto tempo você precisa de descanso.

Para o computador: há programas que fazem pausas (exemplo: http://www.workrave.org/)
No dia-dia: use o alarme do celular para lembrar de fazer pausas.

  • Ache uma hora do dia para realizar um descanso maior (30 a 60 minutos).
  • Tente fechar os olhos, deitar, meditar, repousando corpo e mente.
  • NÃO é hora de checar e-mails, mexer no celular, ver TV, ler, fazer lista de mercado.
  • Mantenha rotinas, faça uma lista de pendências a fazer em uma semana (por escrito)
  • Desta maneira, evita-se de perder tempo em lembrar do que tem que fazer, ou acumular serviços mais pesados no mesmo dia. Tente priorizar as tarefas.
  • Priorize as tarefas

Primeiro, faça as tarefas mais importantes e se dedique à elas.
Organize-se: pense em coisas que você precisa fazer, coisas que você quer fazer e coisas que você poderia fazer.

Faça primeiro: as coisas que você precisa fazer! Se sobrar energia, faça as coisas que você quer fazer.

Já as coisas que você poderia fazer, pois os outros fazem, ou por que quer agradar alguém, deixe em terceiro plano. Geralmente, este último é que gera mais culpa, por que você fica com medo de decepcionar alguém.

Mantenha sempre uma conversa sincera com os outros, para que eles entendam suas limitações.

Tente mudar de tarefas frequentemente.

  • Se você permanece faz a mesma tarefa por muito tempo, você sobrecarrega o mesmo grupo muscular, o que desencadeia mais dor e cansaço. Alterne tarefas os tipo de tarefas físicas (lavar/passar roupas) e tarefas mentais (pagar contas, ver e-mails). Sempre faça um descanso entre as tarefas.

    REPENSE “o jeito que sempre fiz” e MUDE

    Saiba mais:

-A terapia ocupacional e a dor crônica em pacientes de Ortopedia e Reumatologia: Revisão
http://www.cadernosdeterapiaocupacional.ufscar.br/index.php/cadernos/article/viewFile/554/368
-Manual de orientações de terapia ocupacional quanto à proteção articular para pacientes com artrite reumatóide. http://files.bvs.br/upload/S/0103-5894/2010/v29n1/a006.pdf
-Apostila com medidas de proteção e conservação articular: http://crbc.com.br/artigos/Artigo%20Frizoli.pdf


Recursos no Tratamento
da pessoa com dor
 
 

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