FISIATRIA, DO QUE TRATA?

Fisiatria, do que trata?

Esta pergunta é sempre problemática, pois não tem uma resposta pronta e única.A Fisiatria aborda a funcionalidade, talvez seja a especialidade que mais traga para o centro da atenção a integração biopsicossocial do ser humano. Algumas especialidades médicas podem abordar dor ou paralisia, mas a Fisiatria vai mais adiante.

Além de se preocupar com a dor, também leva em conta como esta dor impede o indivíduo de trabalhar. Além de se preocupar com a paralisia, também leva em conta como esta paralisia impede o indivíduo de barbear-se. Além de se preocupar com a doença, também leva em conta como esta doença impede o indivíduo de ser uma pessoa completa.

Rehabilitation (do inglês) é interpretada como restauração ao máximo grau possível de uma pessoa sofrendo de uma doença ou lesão.

Quanto aos médicos, é preciso lembrar que a esmagadora maioria dos colegas em atividade não teve esta disciplina na faculdade. Isto deve ser levado em consideração antes de se criticar o colega desinformado. A irritação com o desconhecimento apenas serve para aumentar o distanciamento. São necessários tolerância e um trabalho pedagógico solidário para reverter este quadro, ao mesmo tempo que a Fisiatria vai entrando aos poucos nos currículos das faculdades.”Trechos do texto de Dr Marcelo Saad Fonte: http://www.actafisiatrica.org.br/detalhe_artigo.asp?id=308

Fisiatra ou Médico de reabilitação é o especialista em doenças dos nervos, dos músculos e dos ossos, tratando as lesões e incapacidades que elas causam.

 

 

Pode-se destacar as seguintes condições que causam incapacidade:

– Dor aguda e crônica nas costas.

– Dor reumática, osteoartrose, artrite, tendinite e/ou bursite.

– Dor musculoesquelética, como dor miofascial

– Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho

– Seqüelas de um acidente vascular cerebral (“derrame”).

– Paralisia Cerebral.

– Má formação congênita.

– Seqüela de fraturas ósseas e osteoporose

– Seqüela de procedimentos cirúrgicos.

– Seqüela de graves acidentes de carro.

– Lesões esportivas

– Doença oncológica.

– Amputados

– Longos períodos de internação hospitalar e imobilização.

– Lesões nervosas, medulares e cerebrais.

– Doenças degenerativas como a esclerose múltipla.

O Fisiatra, com experiência em Dor e Reabilitação, buscará um diagnóstico adequado, deverá excluir doenças que podem provocar ou até mesmo agravar o quadro de dor, definirá propostas e metas de tratamento, indicará um tratamento de reabilitação. Além disso, também solicitará a avaliação de um cirurgião quando indicado e planejará toda a recuperação funcional pós-operatória.

O tratamento de reabilitação pode incluir:

– Medicamentos (analgésicos, relaxantes musculares, antidepressivos, anticonvulsivantes, indutores de sono, antiespásticos, entre outros)

– Bloqueios neuromusculares com toxina botulínica.

– Procedimentos de desativação ponto gatilho miofascial

– Bloqueios anestésicos e analgésicos

– Mesoterapia

– Infiltrações articulares e Viscosuplementação

– Acupuntura

– Recursos de medicina física (calor, frio, ondas de choque, exercícios terapêuticos, entre outros) e  Prescrição de órteses, próteses, cadeira de rodas, bengalas, muletas.

– Avaliação de médicos de outras especialidades (urologia, ortopedista, neurocirugião, neurologista, psiquiatra, entre outros).

– Tratamento multiprofissional com enfermeiro, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo, fonoaudiólogo, orientador vocacional, técnico desportivo e nutricionista, entre outrosPacientes com doenças que causam incapacidades permanentes ou temporárias, incluindo dor aguda e crônica, devem procurar um Fisiatra.


Recursos no Tratamento
da pessoa com dor



Quer ficar por dentro das novidades do canal Dor Tem Tratamento inscreva-se!! 

Conquiste bem estar e qualidade de vida: Dor tem Tratamento!!!
Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). Entenda melhor como é a reabilitação da dor pelo médico Fisiatra aqui

cropped-capa-blog.jpg
Médica Fisiatra – Dor e Reabilitação
Procedimentos Minimamente Invasivos em Medicina da Dor

Para mais informações ou agendamento de sessões terapêuticas com a Dra Maike Heerdt entre em Contato

 


 

Deixe uma resposta