11.9.8289.8651 kurt@dortemtratamento.com.br

«

»

fev 11

DOR NO CÓCCIX TEM TRATAMENTO !

dor no cóccix

A dor no cóccix também é conhecida pelos termos médicos: “coccigodinia” ou “coccidinia”. Esta síndrome dolorosa pode tornar-se altamente incapacitante, sendo que o difícil diagnóstico e a necessidade de abordagem terapêutica específica  para cada caso acabam em desencadear um processo de cronificação da dor.

O cóccix é o segmento final da coluna vertebral, articulando-se com o sacro (articulação sacrococcígea). Ressalta-se que tanto os casos de cóccix  rígidos e fundidos quanto os que apresentam deformidades (como a espícula, uma proeminência óssea na ponta do cóccix) estão mais relacionados a dor crônica.

Dor no Cóccix

Geralmente, a dor é bem localizada na região do cóccix, sendo desencadeada ou exacerbada pela posição sentada.  No entanto, nos casos refratários também pode ser contínua e mais difusa.
Uma vez que o cóccix serve de estrutura de apoio quando o indivíduo está sentado, contribuindo para o tripé de sustentação do peso corporal (ísquios e cóccix).

Enfatiza-se que o cóccix recebe maior carga quando a pessoa se senta inclinada para trás. Por este motivo, muitos pacientes com coccigodinia sentam-se inclinados para a frente, flexionando a região lombosacra  e os quadris, transferindo a  carga para a região isquiática.

 

Posição de Desconforto

Posição que gera dor e desconforto no cóccix

Posição que gera alívio no cóccix

Os formatos  desta estrutura óssea também influenciam nos movimentos do cóccix na posição sentada e em pé. O cóccix mais longo e curvo toca o plano do assento em paralelismo, resultando em flexão, enquanto o cóccix curto e retilíneo toca o plano do assento mais perpendicularmente, em extensão.

Nas mulheres, o sintoma de dor no cóccix é 5 vezes mais prevalente. Neste grupo,  ressalta-se que a presença de maior mobilidade articular associada ao  cóccix  mais  proeminente e exposto (devido a  maior distância entre os ísquios) produzem maior sobrecarga articular neste elemento de sustentação. (de forma mais intensa e repetida).

Além disso, ressalto que o cóccix é uma estrutura que se  movimenta, ou seja dinâmica. Esta estrutura possui estabilizadores estáticos (ligamentos) e dinâmicos (músculos).
Entenda melhor a relação entre o cóccix, ligamentos e os músculos:

VISTA ANTERIOR

VISTA POSTERIOR

 

INVESTIGAÇÃO E EXAMES COMPLEMENTARES

Após descartado trauma local nas últimas semanas e o quadro de cisto pilonidal, o paciente deve ser submetido ao protocolo de estudo radiológico funcional do cóccix (radiografias dinâmica):
O paciente deve permanecer em pé por 10 minutos antes do exame (no intuito de retornar o cóccix para a posição neutra);

Paciente em pé:  Radiografia em perfil com cone focado no sacro-cóccix

Paciente sentado em banquinho em posição que lhe cause maior desconforto/dor: Radiografia em perfil com cone focado no sacro-cóccix

Paciente deitado: Radiografia em ântero-posterior do sacro – cóccix, incluindo a transição lombosacra.

 

Após a obtenção destas imagens é possível verificar os seguintes parâmetros (ângulos) dor no cóccix :

– Mobilidade do cóccix
– Rotação sagital da pelve ( representa a báscula da bacia no ato de sentar),
– Incidência coccígea

 

CLASSIFICAÇÃO

Esta avaliação funcional (dinâmica) da mobilidade do cóccix permite separar os pacientes com coccigodinias em subgrupos com propostas terapêuticas individualizadas.

 

HIPERMOBILIDADE

Presente em aproximadamente 25 % dos casos. Consiste na flexão do cóccix superior a 25-30 graus na posição sentada. Geralmente o cóccix apresenta-se quase paralelo ao assento. IMC geralmente normal ou baixo.

 

Fonte: http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyx_photos/hypermob/hypermob-1.htm

LUXAÇÃO E SUBLUXAÇÃO POSTERIOR

Presente em aproximadamente 25% dos casos. Consiste em lesão crônica pós traumática típica. Sendo 3 vezes e meia mais frequente em indivíduos obesos (elevado IMC), nos quais alterações biomecânicas,  produzem uma maior exposição coccígea, as quais somadas ao vício postural ao sentar (desabando no assento ao final do movimento) causam microtraumatismos de repetição. Nestes paciente são frequentes os seguintes achados: trauma direto e violento do cóccix e dor aguda ao sentar e ao se levantar.

Fonte: http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyx_photos/luxpost/luxpost-2.htm

Nos pacientes, portadores de lombalgia, a redução da amplitude de movimento da articulação lombosacra também produz alterações biomecânicas, multiplicando em 50 vezes o risco de dor em cóccix

 

ESPÍCULA

Observa-se uma proeminência óssea na ponta dorsal do cóccix em 15 % dos casos de dor em cóccix. Às vezes pode ser palpada sob a pele, está relacionada à agressão das partes moles pericoccígeas e do períneo ao sentar, resultando num processo inflamatório “bursite das adventícias”. Pode ocorrer alterações cutâneas junto à espícula (sinus pilonidal) e redução da mobilidade do cóccix.

Fonte: http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyx_photos/epine/epine-1.htm

CÓCCIX SEM ANORMALIDADE RADIOGRÁFICA

Paciente que não apresentam alterações nos movimentos anterior e posterior do cóccix.

TRATAMENTO DE COCCIGODINIAS

O plano terapêutico de reabilitação ( Fisiátrico) deve ser o mais individualizado possível e depende da avaliação radiográfica. As possibilidades terapêuticas incluem :

 

Recursos no Tratamento
da pessoa com dor

 

TRATAMENTO DE SUPORTE (Não invasivo)

Consiste em aliviar a pressão exercida no cóccix na posição sentada por meio de almofadas apropriadas.

 

Almofada Coccix2
almofada alivio do coccix

almofada coccix

Tratamento medicamentoso : analgésicos simples, anti-inflamatórios , analgésicos opióides, relaxantes musculares, neuromoduladores (antidepressivos, anticonvulsivantes e fenotiazínicos, indutores do sono, sedativos, entre outros.
Orientações Auto- cuidados: Devem incluir proteção articular na posição sentada, posição para dormir, ergonomia e postura, controle da ansiedade, técnicas de relaxamento, modificações comportamentais.

Dessensibilização com meios físicos (TENS, calor profundo, etc)

Terapias manuais não invasivas com manobras de manipulação do cóccix ( Por exemplo, osteopatia, Rolfing, técnica Stecco, inibição reciproca, entre outros).  Pode incluir, por via retal, a massagem do músculo levantador do ânus e a mobilização do cóccix em extensão.

Leia mais: http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyxmv.pdf

Cinesioterapia: ênfase nos músculos estabilizadores do tronco e pelve (CORE), com especial atenção aos músculos que se inserem no cóccix.

Procedimentos de Reabilitação : Infiltrações articular  no segmento doloroso: nos casos de hipermobilidade e luxação.

Procedimentos de Reabilitação : Infiltrações na ponta do cóccix: nos casos de espícula (Geralmente são necessárias mais de 1 aplicação).

Procedimentos Terapêuticos de Reabilitação : Minimamente invasivos: Acupuntura, Inativação dos pontos gatilhos miofasciais comprometidos, Bloqueio Neuromuscular com Toxina botulínica (Ex. BOTOX): indicados também nos casos de mobilidade coccígea normal.

Músculos mais comuns envolvidos:

Multifidus

Multifidus 

Glúteo Máximo

Glúteo Máximo 

 

Miscelânia

Miscelânia – dor no cóccix componente muscular 

Músculos que também podem estar associados:

quadro lombar

Quadrado Lombar

piriforme

Piriforme 

gluteo médio1

Glúteo médio

gluteo médio


– Infiltração articular

 

infiltração articular Coccix
infiltração articular Coccix1

– Bloqueio nervo periférico

 

 

– Estimulação magnética transcraniana

 

Estimulação magnética transcraniana

– Neuroestimulação

 

Neuroestimulação

Tratamento Cirúrgico: indicado na falência ao tratamento de reabilitação, nos casos de instabilidade incapacitante. Consiste na coccigectomia parcial (remoção segmento doloroso) ou coccigectomia total (todo o cóccix)

No caso de indicação de procedimentos de reabilitação, enfatizo que os procedimentos representam apenas uma etapa do processo de recuperação, mas não a única. Muitas vezes a inativação dos pontos gatilhos miofasciais produzem grande alívio, mesmo em paciente com dor cóccix há muitos anos.

 

Leia Mais:

Coccigodinias: diagnóstico por imagem

http://www.spr.org.br/files/public/magazine/public_113/43-50.pdf

Management of common coccydynia by Jean -Yves Maigne, MD

http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyx.htm

http://www.sofmmoo.com/english_section/7_coccyx/coccyx_photos/accueil_coccyx.htm

Quer ficar por dentro das novidades do canal Dor Tem Tratamento inscreva-se!! 

Conquiste bem estar e qualidade de vida: Dor tem Tratamento!!!

Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). Entenda melhor como é a reabilitação da dor pelo médico Fisiatra aqui

cropped-capa-blog.jpg
Médica Fisiatra – Dor e Reabilitação
Procedimentos Minimamente Invasivos em Medicina da Dor

Para mais informações ou agendamento de sessões terapêuticas com a Dra Maike Heerdt entre em Contato

 

178 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Ana Borg

    Dra moro no Rio. Vc poderia indicar uma especialista por aqui. Tenho já a 5 meses uma inflamação na região do cocixx q incomoda qdo fico sentada. E as fisioterapias q fiz não sirtiram efeito.
    No meu caso não cai e na RM não apareceu problema no cocixx mas o ortopedista diagnostico coccidines pelas exames clinicos.at

  2. ISAURAPRESSE@TERRA.COM.BR

    Bom dia Dra., meu nome é Isaura e gostaria de saber se existe tratamento para Espondilose sacro-coccigea.Há 9 anos sinto dor no ânus que irradia para a vagina, principalmente quando estou sentada e quando me deito. Já fiz vários tratamentos, fisioterapia, acupuntura, RPG, massagens, quiropraxia e vários medicamentos, atualmente só tomo remédio para dormir. Abandonei os tratamentos após ouvir de um médico ortopedista, que artrose não tem cura, mas ao entrar neste site, renasceu uma esperança. Não encontrei nenhum depoimento com o mesmo diagnóstico, mas será que posso manter a esperança de me livrar dessa dor? Agradeço imensamente pela atenção!

  3. anna

    quando eu pressiono o lugar eu sinto a dor, sinto dor de leve também quando deito, é isso começou a dois dias atrás…

    1. Maike Heerdt

      Bom dia!!
      A equipe Dor tem tratamento agradece a sua confiança em expor a sua história aqui.
      Pelo que eu entendi, você começou a sentir dor no cóccix há 2 dias, quando você toca no local. É isso mesmo?
      O que posso fazer para ajuda-la?

      1. anna

        Queria saber se precisaria fazer uma consulta no medico ou algo assim… a dor ainda continua quando pressiono.

        1. Maike Heerdt

          Bom dia
          Marcar uma avaliação médica parece ser a ação mais prudente a ser feita. Principalmente se for um médico com empatia, que lhe avalie com cuidado, escute suas preocupações e aflições.
          Espero que você melhore.

          1. anna

            Obrigada

  4. Tatiane

    Olá! Cai no piso molhado, fui ao pronto socorro e no raio x mostrou uma luxação no cóccix, o médico de plantão me passou um anti-inflamatório, falou pra tomar por cinco dias e ter repouso, o remédio não fez muita diferença, e o repouso também não, ainda sinto dores. Qual médico mais indicado a procurar, em caso de luxação, pode se resolver apenas com fisioterapia, sem cirurgia?

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde .
      Agradeçemos a confiança e por você ter compartilhado o seu problema aqui.
      O médico mais indicado é aquele se interessa pelo seu problema e foca na solução dele.
      Desconfie daqueles que dizem que você tem que aprender a “conviver” com a dor.
      Alguns casos necessitam de fisioterapia, outros de procedimentos minimamente invasivos, outros de fotobioestimulação e ergonomia, raros são os casos com indicação de cirurgia.
      Se você precisar marcar uma consultoria online com a Dra Maike Heerdt, nos mande uma mensagem no Whatsapp (11) 98289-8651

      Que o Universo conspire e lhe ilumine neste processo de cura.

  5. Ramona Klein

    Doutora, boa tarde. Fiz exame de Raio X do cócxi hoje e o laudo aponta: “Não há evidência de lesões ósseas e/ou articulares no sacrocóccix. Acentuada anteflexão constitucional de peças coccígeas.”
    O que significa esta segunda parte? Podes me ajudar?
    Já tenho ortopedista/traumato agendado, mas mais para frente.

    Obrigada pela atenção.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde.
      A equipe Dor tem tratamento ficará muito contente em lhe guiar na direção mais assertiva para você.
      Para este tipo de prestação de serviço é necessário a marcação de consultoria online com a Dra Maike Heerdt.
      Qual a sua disponibilidade para agendar? Você possui os dados para o pagamento dos honorários?

      Você sabia que a dor persistente produz mudanças no córtex cerebral e reduzem a performance profissional? Por isso gostaria de lhe parabenizar por procurar um tratamento assertivo pra este tipo de dor.

  6. MARCEL

    Olá Doutora.

    Fiz uma ressonância após muitas dores que venho tendo no cox faz uns três meses e o resultado foi esse.

    “Tênues alterações degenerativas entre a II e III peças coccígeas, destacando-se irregularidades corticais acometendo a margem posterior do platô vertebral inferior da II peça coccígea, com tênue edema das partes moles adjacentes, sem sinais de fraturas, de aspecto inespecífico”.

    A principio vou tomar um medicamento manipulado por 40 dias que envolve antiflamatorio e colageno.

    Procuro outra opinião?Tem cura essa dor ou é necessário outro tratamento? Já tomei antiflamatorio por 10 dias mas nao adiantou.

    Comprei uma almoçada para aliviar a dor…

    Obrigado pela atenção.

    1. Maike Heerdt

      Boa tarde Marcel
      A Dra Maike analisa os exames na consultoria online, opção para pessoas que não conseguem se deslocar a São Paulo. Você gostaria de agendar uma consultoria?

      1. MARCEL

        Sim. Como procedemos?

        1. Maike Heerdt

          Entre em contato pelo whatsapp (11 982898651) pra enviarmos mais informações

  7. ANA borges

    Boa tarde Dra. Otima sua explicação. Gostaria muito de uma recomendação de alguem capacitado em cocixx ,aqui no Rio de Janeiro. Tenho muitas dores e ainda não encontrei um especialista que pudesse ajudar.
    Grata por uma resposta.

  8. werlania Dantas

    Olá doutora meu esposo está sofrendo com uma dor semelhante a essa ele já procurou dois médicos um proctologista e um orologista e nada se resolveu pois a dor q ele sente é irritante e persistente e o incrível q ela começa quando ele faz as necessidade nao sei mais o q fazer ele fica muiti encomodado com essa dor porq esses dois medicos q ele foi fez exames nele mais tudo normal mim ajude por favor

    1. Maike Heerdt

      Bom dia
      Obrigada por compartilhar o seu caso. No caso de dor persistente e incapacitante, é vital manter-se persistente e preserverante na busca de tratamento. Mesmo um grupo seleto de médicos possuem expertise na abordagem da dor pélvica e dor no cóccix.
      A Dra Maike disponibilidade os serviços de Consultoria online e Sessão Fisiatrica para ajudar os pacientes no quadro de dor.
      Você possui interesse em qual desses serviços?

      Att. Dor Tem Tratamento

  9. Nina

    Boa noite doutora, ótima a sua explicação. Fiquei até aliviada,desde março ,mais ou menos estou com a dor no cóccix. Estou em tratamento, mas estou com dor. Pelo que entendi o tratamento é longo….ou cirúrgico,Obrigada

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde.
      Muito obrigada pela sua colaboração e comentário.
      O que lhe levou a crer que o tratamento era longo ou cirúrgico? Este não era o propósito do artigo. O propósito era difundir as inúmeras possibilidades terapêuticas que podem ser indicados e trazer alívio do quadro.

  10. Gustavo Fortes

    Bom dia Doutora Maike,

    Sou de Belo Horizonte e tenho sofrido com dor no Coccix por alguns meses, sem muito sucesso no tratamento. Você indicaria algum profissional especializado em Coccix aqui na região? Até o momento não encontrei ninguém, me consultando com especialistas em coluna… Do contrario, como poderíamos marcar uma consulta? Tenho disponibilidade para ir até São Paulo… Muito obrigado e parabéns pelo ótimo conteúdo disponibilizado!

    1. Maike Heerdt

      Prezado Gustavo,

      Muito obrigado pelo seu comentário. O objetivo do artigo é levar esperança através do conhecimento.
      Infelizmente, não temos franquia ou serviço de referência em BH. Mas me coloco a disposição para marcar uma sessão fisiátrica com a Dra Maike Heerdt.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  11. Solange Rodrigues de Souza

    Bom dia Dra. .. eu estou sentindo essa com há uns três dias.. há mais de 20 dias sofri uma queda ao descer um barranco batendo forte as nadegas e as costas por ser uma escada de terra feita no barranco. Essa dor está me incomodando muito ao deitar e ao sentar. Qual o procedimento eu devo fazer?Desde já agradeço muito

    1. Maike Heerdt

      Prezada Solange,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Sugiro o vídeo que aborda a diferença entre dor aguda de dor crônica, https://www.youtube.com/watch?v=8N2AE8_cZ40
      Assim você poderá identificar em qual estágio encontra a sua dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  12. Sergio Lourenço

    Bom dia Dra. Maike
    Eu sofria com uma dor no coxis há vários anos, resolvi procurar um médico e fiz um exame de ressonância magnética e resultou em “desalinhamento posterior de peça coccigea”, porém antes de retornar ao médico sofri um acidente de moto e tive uma “fratura com explosão da vértebra T4” resultando em paraplégia. Depois de um mês comecei a apresentar alguma resposta muscular, fazendo fisioterapia 3 vezes por semana. Quando comecei a ficar sentado a dor no coxis era muito mais intensa. Ao sentar a dor aparecia na hora mas achei ser o mesmo problema de antes, porém mais intensa a dor e por esse motivo eu ficava apenas deitado, não conseguia ficar sentado. Isto sendo um empecilho para a minha recuperação, depois de 15 meses consegui marcar uma cirurgia para a remoção do coxis. Ao efetuar a cirurgia o médico veio a descobrir que o coxis estava com a ponta quebrada, resultado do acidente também, então descobri o motivo da dor mais intensa. Hoje 1 ano depois de retirado o coxis ainda tenho um pouco de dor ao ficar sentado, veio diminuindo com o passar do tempo, mas o médico que operou disse que eu ainda sentiria dor. Esses procedimentos foram feitos em cidade grande pelo SUS e moro em uma cidade pequena com poucos profissionais médicos. Gostaria de saber que tipo de profissional e tipo de exame posso fazer, para melhorar essa dor e conseguir ficar sentado para que eu possa me recuperar mais rapidamente da paraplegia e voltar a andar. Desde já, agradeço a vossa atenção!

  13. andreza lago

    boa tarde ,dra eu fui diagnosticada com edema no coccix e o medico so passou decadron 4mg por 5 dias , trabalho sentada e com maquina de costura , ta bem dificil , me aconselha alguam fisioteria ou outro tratamento alternativo? desde ja agradeco .

    1. Maike Heerdt

      Prezada Andreza,

      Apesar de abordamos diversas possibilidade terapêuticas no site, chega um ponto que é necessário buscar o acompanhamento de um profissional da área de reabilitação para ter uma orientação individualizada, pois o exame físico é importante para a identificação das causas da sua dor crônica. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

  14. Patricia

    Boa noite Dra.
    Estou sentindo esta dor no Cóccix já há umas três semanas. Dói mais quando fico sentada e quando durmo de barriga para cima. É uma dor irritante. No inicio não soube identificar direito e pensei que era hemorroida. Não tive nenhuma queda, em contrapartida trabalho sentada 06 horas por dia.
    Começou a doer do nada.
    Tenho uma doença autoimune chamada Sindrome de Sjogren. Por ser uma doença inflamatória pode ser esta a causa Doutora? Já tive inflamações no ciático também mas agora melhorou.
    Devo procurar qual especialista e solicitar quais exames? Tenho receio que o médico solicite apenas um Raio X. Em um simples Raio X já constaria uma inflamação nesta área, se houver?

    Obrigada (vi seu vídeo no youtube e gostei muito)

    Bjus
    Patrícia

    1. Maike Heerdt

      Prezada Patrícia,
      Obrigada por compartilhar a sua história.
      A radiografia dinâmica de cóccix é o exame de escolha para avaliação de subluxação de cóccix. Para avaliação do assoalho pélvico e do processo inflamatório inclusive de outras articulações seria essencial uma avaliação mais detalhada.
      Você deseja uma consultoria online?

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

      1. lilian.araujo@live.com

        Olá Doutora. Eu vi a sua resposta no comentário da Patrícia e fiquei interessada. Como seria essa consultoria online?

        1. Maike Heerdt

          Prezada Lilian,

          A consultoria on-line é uma opção para aqueles pacientes que moram em regiões distantes de SP ou que tem pouca mobilidade para ir até o consultório. Ressalto que não se trata de uma consulta e sim uma orientação especializada. O ideal é procurar um profissional na área de reabilitação para que seja realizado um exame físico.

          Caso tenha interesse na consultoria, pode enviar uma msg no whatsapp (11) 986898651

          Att Equipe do Tem Tratamento

  15. Daniela Ramos De Souza

    Ola, faz uns dois dias que estou com essa dor, e estou deseperada xom o que me pode acontecer, so tenho 14 anos, me ajudem!

    1. Maike Heerdt

      Prezada Daniela,

      Obrigada pelo seu comentário. O tratamento na fase aguda possui excelente resultado com até 90% de eficácia. Primeiro é necessário o diagnóstico adequado e depois as medidas de auto-cuidado. Busque tratamento o mais breve possível, Não deixe cronificar.
      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  16. Dalton Ribeiro

    Olá doutora, gostaria de relatar uma dor no cocxis que eu venho sentido a mais ou menos uma semana. Jogo Futebol Americano e em um dos meus jogos acabei levando uma queda e caindo sentado, na hora a dor foi instantânea, eu mal conseguia levantar muito menos andar, foi um dor muito forte bem no cocxis, então na hora como tratamento imediato coloquei gelo e gelol no local para ver se aliviava, e nada. Apos o jogo por recomendação de um amigo fisioterapeuta comprei um diclofenaco potássico (junto com a recomendação das enfermeiras também) elas dissera que se em 5 dias a dor não parasse eu procurasse um medico e tirasse um raio x, então comecei o tratamento do remédio que duraria uma semana, e realmente no 4 dia a dor tinha basicamente desaparecido, já conseguia correr, andar e fazer todos os tipos de movimentos normalmente, então terminei de tomar o remédio e deixei por isso mesmo ja que não doía mais, porem depois eu percebi que quando eu dou um pulo um pouco mais alto que o normal, ou forço o meu cocxis ele ainda dava uma fisgada bem chata, um exemplo disso é em abdominais, onde ficava impossível fazer pois como pegava bem no cocxis a dor ficava insuportável, e apos ler sua matéria percebi que o osso realmente estava saltado e dava pra senti-ló sobre a pele, como na espícula mostrada na matéria, então minha duvida é, devo ir ao medico verificar isso melhor ou é uma dor que simplesmente vai sumir com o tempo? Já que a dor principal sumiu após o uso do diclofenaco

    1. Maike Heerdt

      Prezado Dalton,

      Obrigado pelo seu comentário.
      A dor pode ou melhorar cronificar, ou seja, tornar-se persistente. Existem inúmeros fatores de risco para cronificação da dor, dentre eles a presença de síndromes dolorosas como migrânea, fibromialgia, doenças raynaud, fibromialgia.
      Reforço que a dor crônica possui terapêutica mais complexa, por isso sempre devemos evitar a cronificação da dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  17. Dalton Ribeiro

    Opa bom dia doutora, gostaria de relatar minha dor no cóccix, jogo futebol americano e em um dos meus jogos acabei caindo sentando e dando um mal jeito no cóccix, no ocorrido eu mal podia me inclinar, ou andar, estava com muita dor, fui então na farmácia e comprei diclofenaco potássico com a recomendação das farmacêuticas ( inclusive um amigo terapeuta meu me recomendou) acabei não indo fazer a radiografia, e apos uma semana de tratamento com o remédio a dor melhorou, pude voltar a correr, andar tudo normal, porem ainda sinto uma leve dor quando vou pular, e quando tento fazer abdominais, creio que pelo que eu li em sua matéria ocorreu uma espícula, pois sinto o osso meio “saltado” e consigo apalpar ele sob a pele, não é uma dor muito forte, mais incomoda fortemente quando vou pular, porem quando tento fazer abdominal, é basicamente impossível, ai sim a dor se torna muito impossibilitando, e a dor só ocorre quando eu forço ele pelo jeito, gostaria de alguma dica, do que fazer com esta dor, se ela ira sumir com o tempo por causa do diclofenaco que tomei, ou se terei que ir ao medico e recorrer a tratamentos mais sérios

    1. Maike Heerdt

      Prezado Dalton,

      Obrigado pelo seu comentário.

      No post Dor No Cóccix Tem Tratamento, abordamos diversas dicas para quem sofre de dor no cóccix, muitas dicas podem ser realizas pelos nossos visitantes em casa mesmo, mas quando o paciente não possui uma evolução no quadro com essas medidas, é importante buscar uma orientação individualizada de um profissional da área de reabilitação, para que possa ser feito um exame físico e elaborado uma plano de ação para o tratamento da dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  18. Rubens Pereira Dos Santos

    Bom dia Dr. muito bom o post.Ja a quase 9 anos tenho dores na região do coccix,porem so comecei a tratar nos ultimos 15 meses,em exames como RX ,Ressonância não apareceu nada,meus tartamentos foram com medicamentos ,30 sessões de fisioterapia e duas infiltracão nos ultimos 4 meses,vou fazer a terceira agora mas se esperança,oque mais posso fazer Dr pois a dor ja esta irradiando para região das nadegas.

    1. Maike Heerdt

      Prezado Rubens,

      Obrigado pelo seu comentário.

      No site procuramos abordar várias opções terapêuticas no tratamento da dor, algumas dicas podem ser até realizadas em casa, mas em determinados casos é preciso procurar uma opinião de um profissional da área de reabilitação que possa lhe fazer um exame físico e fazer uma orientação individualizada.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  19. JOSE DOS REIS MENDES SILVEIRA

    bom dia doutora .meu nome e JOSE DOS REIS.
    tem dor no cóccix desde de 2010 já fiz vários tratamentos nada adianta , nos exames meu medico disse que tem um edema ósseo .
    moro em brasilia. o que devo fazer sinto muita dor praricamente não fico sentado.JA FIZ FISIOTERAPIA ,PILATES,ACUPUNTURA ,OSTEOPATIA,QUIROPRAXIA ,shiatsu,02 INFILTRAÇÕES MAS NADA DEU CERTO.

    1. Maike Heerdt

      Prezado José,

      Muito obrigado pelo comentário.

      No seu caso talvez seja interessante considerar a sensibilização do gânglio simpático ou síndrome dolorosa miofascial.
      Se você sentir a necessidade de um direcionamento específico e individualizado, há a possibilidade de agendar uma consultoria online ou uma sessão fisiátrica presencial.

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

      1. Josiane Andrade

        Ola doutora, tudo bem? Meu nome é Josiane, tenho dores no coccix desde fev de 2015… a historia de como começou é longa, posso detalhar depois,…fiz tomografias, fisioterapia,acupuntura, muitas injeções, enfim um transtorno,pesquisei muito a respeito sobre almofadas e tudo mais, testei comprei varias que nunca resolveu, então numa viagem para Las Vegas ,fui uma loja a procura de uma tal almofada com orificio, testei e ela afundava, fiquei totalmente decepcionada . MAS AO LADO DELA HAVIA UM ASSENTO QUE a funcionaria me mostrou e testei, ele é leve, material resistente, não deixa que o coccix encoste e corrige a postura totalmente, desde então uso ele, no escritorio, no carro, em viagens de aviao que são longas, enfim pra todo lugar, realmente para mim um verdadeiro milagre, pois mal conseguia ficar sentada por minutos. Hoje em dia melhorou consideravelmente, não é 100 por cento para sentar, mas é possivel, melhorou 80 por cento. A UNICA TRISTEZA É QUE NÃO TEM ESTE ASSENTO NO BRASIL,pelo menos nunca encontrei, apenas aqui nos Eua. Atualmente moro aqui porque faço faculdade aqui. Não estou fazendo propaganda ,apenas contando um pouco do que vivi. ESTE ASSENTO CHAMA SE SITSMART DA BACKJOY. aqui custa 40 dolares. Por Acaso a dra. conhece? segue o link de como funciona, espero que com este post possa ajudar outras pessoas que vejo que são muitas que sofrem com isso,claro que com diferentes casos. Sugiro que se alguem quiser provar vai precisar de alguem que esteja a passeio por aqui e possa comprar.

  20. Denis Fernandes Esnervelin

    Boa tarde sinto muitas dores na bunda ao ficar sentado e piora quando levanto , ja fiz um raio x mas não deu nada oque pode ser como posso me tratar doi muito e todos os dias

    1. Maike Heerdt

      Prezado Denis,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Você já leu o post Dor no glúteo? https://dortemtratamento.com.br/dor-nas-nadegas-tem-tratamento/ Neste post há detalhes sobre as estruturas existentes na região das nádegas. Se você necessitar de um direcionamento específico e individualizado há a possibilidade de marcar uma consultoria online com a Dra Maike Heerdt.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  21. Wanessa

    Doutora boa noite me chamo Wanessa ,estou a três meses com muita dor no cóccix , ela começou quando estava há três meses na academia ao qual fazia spining ,jamp e musculação ,as dores foram piorando cada vez mais ao ponto de procurar um ortopedista .gostaria de saber qual o nome do isame RM que devo fazer pois ele passou da lombar sendo que não mostra onde sinto a dor .Fui até fazer a ressonância sendo que no pedido do médico estava como lombar , minha fisioterapelta fez um novo pedido e como lombo sacra ,a doutora não aceitou nao , disse pro médico refazer o pedido para sacro coccidinia ou somente sacro isto está correto? Sinto muitas dores ao ficar 10 minutos sentada e quando tento levantar a dor é muito mas intensa .me ajude por favor!!!

    1. Maike Heerdt

      Prezada Wanessa,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Para uma correta orientação é preciso de um exame físico presencial, busque em sua região um médico especializado em medicina física e reabilitação. Depois de avaliado e confirmada as causas da sua dor existe um grande arsenal de possibilidades terapêuticas para o tratamento da dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  22. Fábio Silva

    Boa tarde, Drª maike.

    Meu nome é Fábio Silva e tenho 47 anos, descobrir que estou com hernia de disco, procurei a ajuda de um especialista Ortopedista. contudo não obtive uma orientação que acha-se rasoavel, pois fui indicado a procurar um Neuro cirurgião, estou fazendo fisioterapia e tenho sentido um pouco de alivio pelo menos relativo a dor cronica.

    O que devo fazer existe algum tratamento para essa questão, (hernia de disco localizada entre a L4-L5)

    1. Maike Heerdt

      Prezado Fábio,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Lhe recomendo assistir ao video da Dra Maike sobre hernia de disco: https://www.youtube.com/watch?v=dxPsBL7wYns , acredito que esse video poderá te ajudar na busca de tratamento da dor. Procure um profissional médico especializado em medicina física e reabilitação para realizar um exame biomecânico.

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

  23. AcumularAtivos

    Dra. Recomenda alguem no Rio grande do sul, para tratar coccidinia?

    1. Maike Heerdt

      Prezado(a),

      Obrigado pelo seu comentário.

      A especialidade da Dra Maike Heerdt é medicina física e reabilitação, também conhecido como fisiatria. Você já se consultou com um médico fisiatra? A Dra Maike apenas indica profissionais do qual ela conhece o trabalho, no caso do Rio Grande do Sul, ela não conhece o trabalho de nenhum profissional.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

      1. Lucia helena de souza dos santos

        Doutora, sofri uma queda sentada e o coccix sofreu uma trinca. Qual o antiflamátorio e o analgesico certo para tomar?

        1. Maike Heerdt

          Prezada Lucia,

          Muito obrigado pelo seu comentário.

          É importante buscar a ajuda de um profissional experiente e capacitado para a avaliação do seu quadro de dor e posteriormente traçar um plano de tratamento da dor, o conselho federal de medicina proíbe a pratica da medicina a distancia.

          Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  24. Kamilla

    Sofri uma queda sobre uma rua de paralelepípedo quando tinha 7anos de idade, posteriormente o osso do meu cóccix ficou saliente, hoje tenho 21 anos e o mesmo continua salientado e pontuado o que é esteticamente horrível e além disto, sinto dores constantes mas que são suportáveis ainda. Nos exames feitos mostram uma angulação anterior do segmento distal da quinta vértebra sacra, desvio ventral de coccix de anterioriorizacao das três vertebras coccigenas, seguindo o alinhamento da quinta vértebra sacral. Ja passei por 2 ortopedista e os mesmo colocam que não há solução para o caso. Porém esteticamente isto afeta muito minha auto estima, queria saber ja que atualmente há muitos avanços na medicina e com tantas cirurgias para estética no meu caso não teria nenhuma para retirada desse osso?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Kamilla,
      Muito obrigado pelo seu comentário

      Sim. Existe a cirurgia de retirada do cóccix, indicada nos casos em que há compressão de estruturas viscerais. No entanto, ela possui complicações e pode desencadear dor do cóccix fantasma.
      Quais os tratamentos que você já realizou para o tratamento da dor no cóccix?

      Att Equipe Dor tem Tratamento

  25. Tamara Mendes

    Bom dia, Dra
    Preciso de uma orientação, qdo tinha 10 anos cai sentada e sentir algo de errado,na época por medo não contei aos meus pais,hoje tenho 25.Cresci com esse desconforto me incomodando. Sinto dor no coccix quando fico muito tempo sentada e sinto que a ponta dele está envergada para dentro. Sei q preciso procurar ajuda e vou fazer isso. Mas por gentileza me informe se é perigoso, se há possibilidades de cirurgias. Estou com medo.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Tamara,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Ao longo dos anos o seu conjunto biomecânico sofre alterações, por isso é importante realizar avaliações periódicas para avaliar quais as melhores possibilidades terapêuticas. Caso possua um quadro de dor crônica, é recomendado que procures um médico especializado em reabilitação para uma avaliação e posterior tratamento da dor.

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

  26. B. Oliveira

    Bom dia dra. Na ponta do meu cóccix, tem como se fosse uma espinha. Igual a de rosto. Quando estoura, sai uma secreção como se fosse uma inflamação. Oq pode ser e qual profissional devo procurar?

    1. Maike Heerdt

      Prezado(a) B. Oliveira

      Talvez seja interessante procurar a ajuda de um dermatologista para uma primeira análise. Você sente alguma dor na região?

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  27. Elaine Mello

    Boa noite. Tenho uma dúvida. Tenho o cóccix trincado, desde uma queda que tive com aproximadamente 15 anos. Hoje tenho 48. Só fui saber do problema quando minha médica pediu um raio x quando eu estava tentando engravidar. Isso aos 30 anos, mais ou menos. Nunca senti dor, a não ser no dia da queda ou nos dias subsequentes. Porém, de uns tempos pra cá, ao andar de moto, na garupa, sinto muita dor e chego a ficar com as pernas e bumbum dormentes no caso de andar por uma meia hora, mais ou menos. É um incômodo muito grande. Meu marido quer que eu viaje com ele de moto a longas distâncias. Soube que existe almofada ortopédica, mas não sei se solucionaria meu problema. O que fazer? Agradeço desde já.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Elaine,

      Muito obrigado pelo interesse no assunto e pelo seu comentário.

      Para uma orientação adequada é preciso realizar uma avaliação biomecânica, procure na sua região um médico especializado em reabilitação, também conhecido como fisiatra. A almofada pode ser utilizada como medida paliativa, assim como outras opções de produtos não invasivos, mas o ideal é receber a orientação de uma profissional para fazer o uso desses produtos.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  28. Iza Bella

    Incrível este artigo (quase uma faculdade :P) . Esclareci todas as minhas dúvidas. Parabéns!

  29. Ronaldo batista de Macedo

    Boa noite
    Estou com uma do no osso dá bunda e mas quando eu sento ao levantar sinto MTS dores na bunda no osso decendo . Me ajuda preciso tomar algo que passe a do

    1. Maike Heerdt

      Prezado Ronaldo,

      Muito Obrigado pelo seu comentário,

      O objetivo do blog é trazer esperança de tratamento de dor persistente, no entanto o Conselho Federal de Medicina, não permite a prescrição de medicamentos e tratamentos de modo virtual. Pela sua segurança e a sua saúde é importante que você seja avaliado de modo global.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  30. Antonio Duarte Afonso

    Boa noite eu tive uma queda a 26/9/2016 cai de cerca de 2.5m de altura e bati com o rabo em cima de um pilarete de ferro aqueles que delimitam o passeio da estrada e o medico da companhia de seguros deu-me alta em finais de Novembro e ainda tenho algumas dores e custa-me a sentado a sensação de partes dormentes que devo fazer Muito obrigado

    1. Maike Heerdt

      Prezado Antonio,

      Obrigado pelo seu comentário.

      As orientações devem ser acompanhadas de um exame biomecânico minucioso para avaliar o seu quadro de dor persistente, procure um profissional que seja capacitado e experiente para conduzir uma avaliação e posteriormente ajuda-lo a traçar uma rota terapêutica para o tratamento da dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  31. Giovanni Cury Sacchetto

    doutoa bom dia !!! estou com dor no coquis ! tambem no osso da bunda, coluna, e todas as articulaçoês do corpo, gostaria de saber se isso é possivel, oque fazer, grato

    1. Maike Heerdt

      Prezado Giovanni,

      Obrigado pelo seu comentário e interesse no assunto.

      Para uma orientação mais assertiva é importante procurar um profissional da medicina física e reabilitação (Fisiatra) para que seja feita uma avaliação do seu conjunto biomecânico de forma presencial, pois a partir do exame biomecânico será possível traçar uma rota terapêutica para o tratamento da sua dor persistente.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  32. Fernanda Miranda Dias

    Dra, boa tarde.
    Há dois meses sofri uma queda e meu coccix está para dentro na tomografia ele parece um anzol, o médico informou que a ponta dele está pegando na minha ampola retal e sugeriu a cirurgia mas disse que a cirurgia pode trazer complicações pois ele irá operar bem onde esta toda a sustentação do meu assoalho pélvico, me informou os pros e os contras da cirurgia e caso eu opte por não operar não poderei ter filho de parto normal uma vez que a ponta do coccix pode ferir o bebe na passagem.
    Ele relatou que o contras de não se operar é a questão de evacuação, mas qual a complicação paraa evacuação nesses casos?
    Não sei se opto por operar ou nao, poderia me aconselhar por favor!

    1. Maike Heerdt

      Prezada Fernanda,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Para uma correta orientação, é importante que procures um profissional que seja experiente e capacitado, para realizar uma avaliação biomecânica presencial, que poderá indicar quais serão as possíveis possibilidades terapêuticas para o seu caso. Não desista de procurar tratamento para o seu caso.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  33. Maria

    Doutora, há quatro anos levei um tombo e caí com o queixo no chão sobrecarregando a cervical. Eu já estava tratando da cervical e com isso piorei. Recomecei então todo o tratamento na cervical. Mas o pior é que dias depois senti que meu cóccix fez uma rotação pois ao apalpar, o osso estava diferente. Na época, os ortopedistas que consultei, disseram que isso era impossível mas desde então eu não podia mais agachar pois se o fizesse me renderia 15 dias de dor. Até entender isso, sofri algumas vezes. Dois anos depois tive tendinite no glúteo pequeno e bursite no quadril em ambos os lados. Tratei com acupuntura e antiinflamatórios. No ano seguinte, fiz uma RM do cóccix, porque as dores nessa região começaram de forma aguda. A médica não deu muita atenção para a rotação e me receitou antiinflamatórios e relaxantes musculares. Enfim, este ano a dor na região voltou com tudo. Que tipo de exame posso sugerir para o médico para saber que tratamento fazer já que eles não sabem lidar com essa rotação? Tenho equipamento de tens em casa e queria saber se posso usar para aliviar a dor.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Maria,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      É importante buscar um profissional experiente e capacitado para realizar uma avaliação do estado do seu conjunto biomecânico. Tens tem efeito analgésico, não sendo um tratamento para a dor, lembrando que o uso do tens deve ser acompanhado de um profissional, que possa orientar os lugares mais adequados e a intensidade, sugiro o post sobre tens: http://dortemtratamento.com.br/choquinho-da-fisioterapia-funciona-aparelho-tens/

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  34. Sara

    Ola Dr. Bom,estou passando por esse problema a um bom tempo . Começei sentir quando tinha 16 anos,hoje estou com 20,so que na época sentia por alguns dias e passava,não era constante,então não me importei muito . Então sempre senti,mas era uma vez ou outra e logo sumia . E agora ha uns 6 meses pra ca,venho me deixando da dor, consultei e o médico pediu um Raio X,fiz e o resultado deu Normal . So que a +/- 1 mes e meio começei sentir a dor diariamente,coisa que nunca havia acontecido E vejo que agora mesmo tomando médicamento,a dor insiste em aparecer todo santo dia,basta eu levantar da cama que começa o sofrimento . Ja não estou aguentando mais .
    Então a minha pergunta é a seguinte,porque no Raio X o diagnostico foi sem nenhum tipo de anormalidade,looisendo que a dor não passa e cada dia aumenta mais ?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Sara,

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      É importante esgotar as formas de diagnóstico, principalmente se tratando do sistema musculoesquelético, pois não é possível dissociá-los na busca do tratamento da dor. O conjunto biomecânico deve ser avaliado por completo!

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento.

  35. Carlos

    Muito legal esse blog. Gostaria de saber qual o ortopedista é mais especialista no assunto: coluna ou bacia?
    Obrigado.

  36. Cristiano Cougil

    Boa noite…

    Minha filha arrumou uma inflamação no cóccix e o médico dela receitou “LOXONIN” 60 mg…
    Porém, fui ler a bula e fiquei preocupado por conta da idade (12 anos e com um porte acima da média)!

    Esse seria o medicamento mais adequado pra ela?

    1. Maike Heerdt

      Prezado Cristiano,

      Obrigado por deixar seu comentário.

      O mais indicado é entrar em contato com o médico que realizou a prescrição e explicar as suas duvidas.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  37. Claiton

    Dra a quase um mês, comecei a sentir dor no Coccix, a 15 dias fui ao medico, tomei um voltaren intra muscular e no dia seguinte a dor tinha parado, mais apor eu andar cerca de 1hs de moto esta dor retornou de forma mais agressiva, e agora além da dor percebo um edema local, que pega o início dos gluteos. Não sofri queda alguma no periodo. O edema não tem orifício e nem a saida de fluidos. Além da dor agora percebo um pressão local por causa do edema. O que poderia ser?

    1. Maike Heerdt

      Prezado Claiton,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Para identificar as possíveis causas da sua dor persistente é preciso avaliar qual é o estado atual do seu conjunto biomecânico, para fazer esta avaliação é necessário procurar um profissional experiente e capacitado para realizar o exame biomecânico e posteriormente traçar um plano de ação para o tratamento da dor.
      No seu relato você comentou que a dor surgiu após uma viagem de moto, sugiro assistir o vídeo do nosso canal sobre viajar com dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  38. Eduardo

    Boa tarde Dra.

    tbm sofro com dores no coccix a aproximadamente 6 meses.. trabalho a 12 anos em uma empresa na parte adm.. em 11/2015 sofri um escorregão, e cai, levantei e continuei o jogo que praticava, senti um desconforto normal da queda, 6 meses depois ja em decorrência do tempo frio, comecei a sentir um incomodo frequente, fui a um ortopedista e o mesmo fez um raio x, que nao aparentava nada de anormal, me indicou um anti-enflamatório.
    Passado uns dias voltou o incomodo, procurei outro medico que me fez uma infiltração de anestesicos e outros medicamentos no local mas mesmo assim continua o incomodo.
    o que percebo é que na ponto do coccix, apenas o lado esquerdo esta a dor, ao apalpar o lado direito nao tras desconforto.. ou seja, apenas em um lado sinto o desconforto..
    poderia me ajudar de alguma forma? ou tratamento especifico?
    desde já agradeço a compreensão

    1. Maike Heerdt

      Prezado Eduardo,

      Obrigado por deixar o seu comentário e compartilhar a sua história.

      Antes de pensarmos em realizar um tratamento, é importante entender qual é o estado atual do seu conjunto biomecânico para depois traçarmos um plano de ação e efetivamente realizar o tratamento da dor. No site é exposto um grande arsenal terapêutico, mas cada tratamento deve ser realizado de forma individualizada. Quais foram as metodologias propostas para o tratamento da dor?

      Att Equipe Dor Tem Tratamento

  39. Lorrany

    estou com essa dor a 4 dias no cóccix e não é a primeira vez que tenho só que a primeira vez quando eu tive não dei muita importância porque foi embora rápido a dor e agora já nessa segunda vez tá doendo muito estou preocupada porque está inchado e tudo o que eu faço dói Principalmente quando vou deitar não sei a posição direita ao deitar queria saber se isso é grave

    1. Maike Heerdt

      Prezada Lorrany,

      Muito obrigado pelo seu comentário e pelo interesse pelo assunto.

      Primeiramente é importante distinguir sobre qual é o seu tipo de dor, aguda ou crônica, por isso sugiro dois videos:
      Diferença entre dor aguda e crônica:https://www.youtube.com/watch?v=8N2AE8_cZ40
      Dor no Cóccix Tem Tratamento:https://www.youtube.com/watch?v=2fbGzfl9Iks

      É importante que você busque um profissional capacitado e experiente, para realizar um exame biomecânico presencial e avaliar o seu quadro de dor crônica e posteriormente traçar uma rota terapêutica.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  40. Thiago Montanha

    Emagreci 30kgs e agora vivo com dor no coccix, somente quando fico sentado. Faço musculação, corro, dentre outras atividades físicas e não sinto nenhum desconforto, exceto quando estou sentado. Fiz rx e rema e não deu nada, apenas um edema. Existe a possibilidade de devido ao emagrecimento ter perdido a gordura na região dos glúteos e agora quando fico sentado o peso do corpo fica apoiado no coccix causando a dor/edema?

    1. Maike Heerdt

      Prezado Thiago,

      Obrigado pelo seu comentário e interesse no assunto.

      Para uma melhor eficácia no seu tratamento é necessário realizar um exame biomecânico, com um profissional experiente e capacitado, para avaliar o atual estado do seu conjunto biomecânico, pois antes do emagrecimento provavelmente havia um estado de sobrecarga do conjunto biomecânico.
      Nas visitas ao médico, quais foram as metodologias abordadas para o tratamento da dor?

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  41. Steffany a irmã dele

    To sentido uma dor no cóccix ah dois dias,eu não consigo quase andar e nem sentar,DOI muito e ta meio quente
    To preocupada

    1. Maike Heerdt

      Prezada Steffany,

      Obrigado por deixar seu comentário,

      Neste primeiro momento é importante identificar o tipo de dor que você está sentindo, em virtude da brevidade do acontecimento que gerou o seu quadro de dor, sugiro que assista o video https://www.youtube.com/watch?v=8N2AE8_cZ40&t=1s , caso sua dor persiste é importante buscar um profissional experiente e capacitado para o tratamento da dor.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  42. Amaury Deronci

    Amaury Deronci
    Dezembro 12, 2016 às 20:12Hs
    Boa noite Dra. Maike Heerdt

    Minha dor no coccix começou em julho de 2016, consultei 03 (treis) ortopedistas, o primeiro solicitou Uma tomografia Computadorizada Região Examinada: COLUNA LOMBOSSACRA – PARECER TOMOGRÁFICO: Espondiloartrose e Abaulamentos discais L4-L5 e L5-S1. Tomográfica Computadorizada Região examinada: SACRO CÓCCIX – Parecer: Discreto desalinhamento anterior da última peça coccigeana. No retorno a esse profissional não tive nenhuma ajuda e foi me solicitado procurar outro Ortopedista ou um Neurologista. Na consulta com o Neuro expliquei o caso todo novamente e mostrei os exames, me receitou um anti-inflamatório e pediu para fazer um exame Eletroneuromiografia (Quatro Membros). Como não resolveu nada marquei com outro Ortopedista, que me receitou outro Anti-inflamatório e solicitou 10 sessões de fisioterapia que também não resolveu nada. Por ultimo marquei consulta com um especialista em coluna e quadril, que não me receitou nada e só me desanimou dizendo que estou velho, não existe tratamento para o coccix, que emagreci reduzindo massa muscular e perdi glute e que na idade que estou 64 anos, mesmo fazendo exercício não adiantaria nada.

    Dra. pelos relatos que li é possivel fazer um tratamento para que o problema não evolua. O que devo fazer para começar?
    Preciso encontrar um bom profissional que esteja disposto a me direcionar um tratamento adequado.

    1. Maike Heerdt

      Prezado Amaury,

      Muito obrigado por deixar o seu comentário e por compartilhar a sua história.

      É importante que a avaliação seja feita de forma integrativa, onde serão avaliados o histórico médico e a realização de um exame biomecânico presencial detalhado, procure sempre um médico experiente e capacitado. Não desista de procurar tratamento para o seu caso. Lembre-se, dor tem tratamento!

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  43. Elis

    Finalmente uma explicação onde identifico em cada linha a dor que sinto há mais de 3 anos!!!!
    Infelizmente, a Dra. não atende convênio médico. Mas fiquei muito feliz com o post!
    Já fiz um trilhão de exames e nada aparece neles! NADA! Me achava louca até encontrar o ortopedista que identificou o local exato da dor e, apesar de não constar nada nos exames, acreditou na minha dor e explicou que se trata apenas de uma inflamação na região, mas que se tornou crônica! Receitou fisioterapia, pois ele não queria um tratamento invasivo, mas como não melhorou, hoje fiz a primeira aplicação com xilocaína e outra medicação (que não lembro o nome) com ele, espero melhorar, porque minha vida é sentir dor.
    Quando irradia para a nádega e desce a perna, eu juro que desejo morrer! Mal consigo andar!
    Tenho 34 anos e fico imaginando o que será de mim quando tiver 60! Provavelmente serei uma inválida! :'(

    1. Maike Heerdt

      Prezada Elis,

      Obrigado por deixar o seu comentário e seu relato.

      Em nome da equipe dor tem tratamento gostaria de lhe agradecer pelo Feedback e estamos torcendo por sua melhora. Não desista de procurar tratamento e ter uma vida mais plena.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento.

  44. Sergio deLlima F . Pereira

    Boa noite Doutora!!
    Gostaria de ter um esclarecimento sobre esse assunto no qual sei que poderá me auxiliar no tratamento

    Eu sou militar da MARINHA e há uns 10 anos atrás sofri uma queda no navio no qual bati com coccix na quina do navio onde senti muita dor. Fiz radiografia na epoca e constatou-se uma pequena fissura no mesmo. Então depois não senti mais dor. Mas tem uns 2 anos pra ca tenho sentido muita dor quando sento , principalmente em superfície dura. Por favor me ajude!! Não aguento mais essa dor!!

    1. Maike Heerdt

      Prezado Sergio,

      Obrigado pelo seu comentário,

      É importante realizar um novo exame biomecânico e exames complementares para ser avaliado o seu quadro atual de dor persistente e ser proposto uma rota terapêutica adequada para o tratamento da dor no cóccix.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  45. Patricia

    Boa tarde sinto essa dor a 2 anos fiz exame e deu deformidade na base do coccix nem sei oq e isso vc pode me explicar obrigada

    1. Maike Heerdt

      Prezada Patricia,

      Muito obrigado pelo seu comentário e interesse no assunto.

      Como podemos ver no post em, INVESTIGAÇÃO E EXAMES COMPLEMENTARES, existe uma gama de possibilidade para determinar a origem da deformidade na base do cóccix, por isso é importante realizar o exame biomecânico presencial para que o médico possa propor uma rota terapêutica apropriada.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  46. Mariza Ferro

    Estou “confortada” em ver tantos depoimentos com histórias semelhantes a minha. Estou há 6 meses sofrendo com dor no cóccix. Começou com uma dor localizada em uma viagem internacional início de maio/2016, mas melhorava após descansar. Depois espetadas ao sentar e a dor aumentando e recuava cada vez menos ao descansar. Fiz raio-x e tomei profenid e nada! Foi piorando mais, com dores terríveis no carro e sentada no trabalho. Comprei a almofada para cóccix que aliviou a minha vida mas a dor continuou a aumentar e espalhou pela nádega esquerda, perna esquerda e pubis e perda de movimento na perna esquerda. Tomei 3 injeções de Diprospan e 2 vidros de Toragesic. Nada! A dor é terrível! Fiz raio-x, ultrasson, ressonancia e tomografia. Agora estou no quarto médico, um neurologista e tomando gabapentina, milgama há 3 semanas. No início melhorou mas agora está piorando. Minha vida está sem qualidade. Há 6 meses sem atividade aeróbica, há 3 meses parei o pilates e a yoga. Hoje não consigo fazer nada, não tenho mais vida social e trabalho sem rendimento. Não posso mais viajar. Estou desesperada!
    Vi que o seu atendimento é em São Paulo e eu moro em Petrópolis – RJ. Não sei se consigo fazer o tratamento tão longe.
    Alguma orientação, alguma parceria no RJ?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Mariza,

      Muito obrigado por deixar seu comentário e por compartilhar a sua história.

      A especialidade de fisiatria, medicina física e reabilitação, possui varias opções terapêuticas para você buscar o tratamento de sua dor persistente. Muitas pessoas entram em contato para saber se a Dra Maike Heerdt poderia indicar um profissional em suas respectivas regiões, mas a Dra Maike só indica profissionais do qual ela conheça e confie no trabalho. Infelizmente no estado do Rio de Janeiro a Dra Maike Heerdt não conhece um profissional no qual ela possa indicar.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  47. Luciana

    Olá boa noite, uma semana atrás comecei a sentir dores no cóccix. Inicialmente mais fraca, porém agora a dor se torna quase insuportável ao andar, ficar em pé, sentada ou deitada, basta o efeito do anti inflamatório passar. Dois dias atrás notei um inchaço arredondado e elevado na área. A elevação em si não dói, mas sinto fortes dores ao pressionar o osso ou a região ao seu redor.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Luciana,

      Obrigado pelo comentário e por compartilhar a sua história.

      É importante distinguir a dor aguda da dor crônica, sugiro o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=8N2AE8_cZ40 , onde a Dra Maike aborda esse assunto.
      Caso a sua dor persiste, é importante buscar um profissional capacitado e experiente para realizar um exame biomecânico e propor uma rota terapêutica.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  48. Humberto

    Obrigado pelo post!
    Gostaria de saber qual a melhor especialidade médica para se tratar a dor no cóccix. Eu tive desconfortos que foram evoluindo para dor, faz uns 4 anos, sou analista de sistemas e passo o dia todo sentado, sinto que a dor está evoluindo. Gostaria de procurar ajuda médica, como encontro um profissional que tenha experiência para isso aqui na minha cidade de Uberlândia – MG ? Obrigado!

    1. Maike Heerdt

      Prezado Humberto,

      Obrigado pelo seu contato e interesse no assunto.

      A especialidade de fisiatria, medicina física e reabilitação, possui varias opções terapêuticas para você buscar o tratamento de sua dor persistente. Muitas pessoas entram em contato para saber se a Dra Maike Heerdt poderia indicar um profissional em suas respectivas regiões, mas a Dra Maike só indica profissionais do qual ela conheça e confie no trabalho. No caso de Uberlândia ela não conhece o trabalho de um profissional do qual ela poderia indicar.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  49. lucjons jonas

    doutora. – eu gostaria de saber deste Dor. estou me sentido há uma semana quando estou andar ou levatar da cadeira sinto este dor de cocxis. mais nao sei as causas desconfio-me sera de fazer sexo ? ou de sentar mais tempo na cadeira ? porque trabalho no escritorio quase a minha vida é sentar muito. ou sera mal sentado ao conduzir o caro ? queria saber há tratamento caseira ?

    1. Maike Heerdt

      Prezado Lucjons,

      Obrigado por compartilhar a sua história e por deixar um comentário.
      É importante ressaltar que todo quadro de dor persistente precisa ser avaliado por meio de um exame biomecânico presencial, para que posteriormente seja indicado uma rota terapêutica individualizada. Procure sempre um profissional que seja experiente e especializado no tratamento da dor crônica.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  50. Mayra

    Boa noite doutora, tive uma queda em uma cachoeira há exatamente um ano. Sofri nos primeiros dias pós queda tomei corticóides, antiinflamatórios, e passou. Agora depois de um ano não consigo ficar mais que 10 min sentada a dor é insuportável, e queima a nádega no lado que bati. Vou fazer um raio x amanhã para ver o que está acontecendo. Pode ter sido dessa queda? Que não recuperou bem? Pode me ajudar?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Mayra,

      Muito obrigado pelo seu depoimento, em muitos casos uma dor aguda que aparece após uma queda persiste e torna-se uma dor cronica.
      Você está no caminho certo em investigar a sua dor persistente, outro passo importante é pedir para o seu médico realizar uma exame biomecânico, para o tratamento correto da dor.

      Inscreva-se e acompanhe o nosso canal: https://www.youtube.com/c/MaikeHeerdtvivamaisemelhor

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  51. Eduardo Borges

    ola Boa tarde Dra.
    voce tem o contato da Sandra (, internauta que publicou ai no site) , para saber onde e este medico de Belo Horizonte ou qual clinica da Dor ?
    Eduardo – eduardob3000@hotmail.com 31 9 8639.9051 me ajudem por favor pois tenho muita dor.

    1. Maike Heerdt

      Prezado Eduardo,

      Conforme a nossa politica de privacidade, não divulgamos os dados que nossos visitantes entram em contato.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  52. Vânia

    Olá Dra. meu nome é Vânia faz 4 anos que venho lutando com uma dor no cóccix,às vezes fico boa outra hora a crise volta, fiz ressonância e vários tipos de exame constatou uma subluxação resultado coccigena. A dor me incomoda tanto que fico desesperada ela espalha pelo bumbum que fica anestesiado e dor na coxa também dar uma desconforto no ânus.Em fevereiro fiz um raio x e constatou que o osso é inverso.Por favor você pode me ajudar? Na minha cidade não existe especialista nesta área e nem tem ortopedista.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Vânia,

      Muito obrigado pelo comentário e por compartilhar a sua história
      A Dra Maike atende vários casos com quadro de dor no coccix. No entanto para traçar um plano de tratamento é necessário o exame físico detalhado principalmente do assoalho pélvico
      Qual a metodologia de tratamento escolhida para a sua reabilitação?

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  53. Paula

    Boa noite Dra. Tenho 25 anos e ontem escorreguei na estrada da minha chacara cai sentada no chão agora estou sentindo muita dor no coccix e estou com vergonha de procurar um médico pode me sugerir um antinflamatorio?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Paula,

      Muito obrigado pelo comentário e por compartilhar a sua história.
      É importante que você procure a orientação de um profissional na fase atual da sua dor aguda. Caso a sua dor se torne persistente é importante buscar a orientação de um profissional experiente e capacitado para realizar um exame presencial biomecânico e posteriormente seguir com tratamento.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  54. Eduardo Borges

    Tenho dor no coccix desde janeiro de 2015 , agora estou com muitas dores nas pernas , no pe , na panturilha ,
    nao consigo caminhar mais como antes pois meus pes queimam , nao consigo viajar de carro ou onibus por periodos longos , minha vida transformou , ja fiz ressonancia , radiografia e exames de sangue e nada, poderia me ajudar por favor , estou apavorado. eduardo () me ajuda por favor.

    1. Maike Heerdt

      Prezado Eduardo,

      Muito obrigado por compartilhar sua história.

      A dor tipo queimação pode ser secundária ao processo neuropático que exige investigação e tratamento especifico após o exame físico presencial detalhado, além disso a dor no cóccix é altamente incapacitante e nem sempre demonstra alterações nos exames complementares comuns. Gostaríamos de ressaltar que os exames de imagens só possuem significado clinico quando guiados por exame físico minucioso.

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

    2. Artur

      olá Eduardo tudo bem? conseguiu ajuda para seu caso de problema no coccix? tenho problemas similares.

  55. giulia mende

    Bom dia,
    tenho fortes dores no coccix que irradiam para perna direita e desce para o pe, fico sem conseguir caminhar, sobretudo quando caminho muito, pego em peso, ou ate mesmo ao limpar a casa, as vezes me toma o folego, estou preocupada, ja fiz ressonancia magnetica, e nada, agora tomo diclofenac e flupirtinmaleat wintrhrop, mas nao resolve, faco natacao, academia de leve, yoga e nada melhora, ninguem consegue descobrir o que tenho, se eh hernia de disco, ou sei la.. me ajudem porfa. uma luz..

    1. Maike Heerdt

      Prezada Giulia,

      Obrigada pelo seu depoimento e por compartilhar sua história.
      Muita vezes é importante buscar um tratamento que tenha abordagem holística sobre as causas e efeitos da dor cronica. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  56. renata

    Dr. tem uns dias que sinto uma dor bem no cóccix, no lado direito o que posso fazer?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Renata,

      Obrigada pelo seu comentário e interesse no assunto.
      Após uma avaliação criteriosa, o medico fisiatra com experiência em dor no cóccix pode propor inúmeras possibilidades terapêuticas ( terapia por ondas de choque, inativação miofascial, infiltração do cóccix, cinesioterapia, medidas de ergonomia e proteção do coccix, entre outros).

  57. Luana Martins

    Cara Dra Maike, desde janeiro deste ano venho sofrido com dor no cóccix. Tudo começou após uma longa viagem de carro. Não me recordo de qualquer trauma recente e realizei exames clínicos que indicaram a presença de um edema no local. Realizei tratamento durante um mês com antiflamatorio manipulado e tenho realizado sessões de fisioterapia a 2 meses que incluem alongamentos, laser, ultrassom e descompressão da coluna vertebral. Também realizei recentemente a troca da minha cadeira de trabalho mais ainda não tive melhora expressiva. Qual seria sua recomendação de um próximo passo?
    Obrigada.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Luana,

      Obrigada pelo seu comentário,

      Para qualquer tipo de orientação é essencial a realização de exames solicitados e exames físicos presenciais, que facilitarão um melhor prognostico e encaminhamento do paciente. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  58. cláudia

    Estou com cisto pilomidal. Estou tomando antibiotico e já fiz infiltração. Melhorou muito. Já tem 8 dias. Foi muita dor e inflamação, com puz que saia por um orificio.Já secou e estou com incômodo apenas para sentar. Quanto tempo ainda tenho de recuperação? Sou obrigada a operar ou é opção?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Cláudia,

      Obrigada pelo seu comentário.

      Para qualquer tipo de orientação é essencial a realização de exames solicitados e exames físicos presenciais, que facilitarão um melhor prognostico e encaminhamento do paciente. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  59. JEFERSON OTAVIO DA SILVA

    Bom dia Dra!!!! Há mais ou menos 01 ano venho sofrendo com essa dor, já tomei varios medicamentos sem sucesso!!!! E a dor só aumenta. Já foram realizados 03 bloqueios e o ultimo foi realizado no bloco cirurgico a 03 dias atras e hoje a dor ja retornou. Ja estou fazendo o uso da almofada e estou afastado em casa por não ter condiçoes de trabalhar. Foram realizadas 02 ressonancias e na ultima foi mostrada um aumento da inflamação. Perdi minha qualidade de vida e ja deixei de fazer coisas que gosto muito. Agora só me resta a cirurgia, mas tenho medo da recuperação e do sucesso!!! Desde já obrigado.

    1. Maike Heerdt

      Prezado Jeferson,

      Obrigada por deixar seu depoimento. A história e o exame físico são essenciais para qualquer tipo de orientação, resposta, procedimento e prognóstico. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

      1. JEFERSON OTAVIO DA SILVA

        Dra boa noite!!! Depois das aplicacoes de corticóide passam-se alguns dias e a dor retorna. O que a sra me diz da cirurgia, vale a pena ? resolve?Obrigado.

        1. Maike Heerdt

          Prezado Jeferson,

          Obrigada pelo comentário e pelo interesse no assunto.

          Para uma melhor avaliação dos benefícios de uma cirurgia, é preciso a avaliação presencial de um medico especializado e experiente. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  60. Carol

    Dr. Eu tenho uma experiência que pode até ajudar a muitos. Caiu aos 12 anos na ponta de uma escada, o impacto foi tão forte que fraturei o coxis e ele ficou também torto. Por anos sofri com dores. Tomei vários analgesicos, fisioterapia e nada. No fim a solução, hje com 25 anos apanhei uma infiltração. Não foi só essa solução. Acabei percebendo que não fazia repouso adequado no momento de tratamento. Então depois da infiltração fiquei 2 semanas de repouso e passei a usar uma almofada apropriada com um buraco no local do coxis, uso ela no trabalho, no carro, em todo o lugar. E foi a grande solução. Hje so tenho algumas dores ligeiras quando sento ou fico de pé por muito tempo. Um conselho, evitem sedentarismo, façam caminhadas leves, não sentem durante muito tempo, tenham uma boa postura ao sentar, façam mas pressão nas coxas e não nas nádegas ao sentar. E tenham esperança, dor no coxis pode até não ter cura, mas tem solução. Qualquer dúvida é só perguntarem. Melhoras para todos que estão sofrendo desse problema

    1. Débora Cabral

      Obrigada por compartilhar. Tive uma queda com a mesma idade e hoje aos 24 ainda sofro com dores. Uma tomografia será marcada mas não me indicaram tratamento nenhum até o momento. Se puder dar mais dicas agradeço!

      1. Luiz

        Olá Carol, obrigado por compartilhar a sua experiência… eu tbm tenho dor no cóccix há 4 anos… essa dor ocorre somente quando estou sentado e quando vou levantar do carro por exemplo após algum tempo sentado na mesma posição dirigindo. Já fiz exames de raio-x, ressonância, cintilografia óssea, e o resultado é inflamação!!! Já fiz muitos tratamentos com remédios, injeções, acumpuntura, fisioterapia, e agora estou fazendo academia para tentar fortalecer a região. Tbm já comprei vários produtos para ajudar no assento, mandei colocar mais espuma na minha cadeira…. agora com a sua dica, vou comprar uma almofada dessa, se possível me envie uma foto dessa almofada q te ajudou… no caso de infiltração a médica disse q esse método é somente quando a pessoa tem dor contínua…. não é o meu caso…. talvez a Dra. Maike possa confirmar essa informação…. segue o meu e-mail luiz.carmassi@gmail.com…. muito obrigado! abs

        1. Carol

          A almofada é igual a almofada preta k tem na foto acima. Onde fala de tratamento não invasivo. Se não conseguires comprar uma igual, podes mandar fazer. É muito importante a almofada para a recuperação. Tens k levar ela para o trabalho, para condução. Vai ajudar muito. Depois de um tempo nem vais te aperceberes k a dor vai passar. Mas uma dica. Mesmo depois da dor passar, não abandone a almofada, porque a dor pode voltar. E cuidado com a postura também. Vai dando noticias da tua recuperação. Bjnhs

  61. JULLIANE DE PAULA BITENCOURT CASSIA

    Dra Maike,

    Sofri uma queda em dezembro de 2014 e desde então pulo de diagnósticos e tratamentos desde lombagia, protusão discal e coccidinia!
    Vi que existem exames específicos para a verificação do real problema no cox ainda não fiz nenhum apenas rx comum e também ressonância! Já estou na segunda infiltração tenho melhoras qdo aplico mas depois a dor retorna!!! Caso tenha alguma chance de não sentir essa dor e tenha esperança posso ir me consultar. Qual a orientação?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Julliane,

      Obrigada pelo seu depoimento.

      Para qualquer tipo de orientação é essencial a realização de exames solicitados e exames físicos presenciais, que facilitarão um melhor prognostico e encaminhamento do paciente. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  62. vania maria nunes mendes

    Presada Dra:;cai dia 15/08/2014 onde quebrei o coccix desta data até hoje já quase 3 anos já fiz de tudo até colonoscopia .Bem doutora a 2 anos fui diagnosticada como necropatia do nervo pudendo tenho um sintoma muito estranho sensação de algo estranho no anus que não some com nada todos medicamentos tomados até aqui é o mesmo que beber um copo de água até infiltração ja fiz e nada o incomodo nunca sumiu se quer por um dia sendo que quando vou urinar ele aumenta muito DRA; me desculpa mas para que a senhora me entenda vou falar nas minhas palavras a sensação é de ter um sabugo de milho parado no anus que quando urino ele encrassa muito
    que sai lagrimas de meus olhos .Ja passei por vários profissionais ja fiz muitos exames de urina e nada.Não acredito que tenho esta tal neuropatia,não consigo entender poque quando urino o incomodo aumenta muito e muito .Por favor DRA me de uma luz sou Vania Maria Nunes Mendes tenho 64 anos sou da cidade de Jundiaí DRA este sintoma terrível pavoroso eu conto a todos os profissionais que passei que inclui nero,especialista de coluna medico em dr cronica patologia nefrologia especialista em bacia e nada este incomodo esta aqui desde o dia que cai

    1. Maike Heerdt

      Prezada Vania,

      Muito Obrigada por compartilhar a sua história. Primeiramente é importante entender qual foi a metodologia que foi abordada no tratamento do assoalho pélvico? Lembrando sempre que cada caso deve ser individualizado e avaliado adequadamente numa consulta médica presencial, com história e exame clínico com um médico com experiência neste tipo de dor são essenciais para o tratamento efetivo da dor pélvica.

      Agradeço o seu comentário

  63. Rosana

    Boa noite.

    A 5 anos atrás cai sentada no último degrau do ônibus, na hora não consegui entender o que aconteceu. Só sei que não conseguia me curvar para sentar. Enfim. Fiz raio X e tinha trincado ele. Desde então venho sofrendo com dores, dores todos os dias, meu rendimento para tarefas normais caiu bruscamente com o passar dos anos, fui em vários médicos e nenhum resolveu meu problema. Até que resolvi pedir para o último ortopedista que fui que me indicasse a Ressonância Magnética, pois bem, meu coccix entortou na queda além de ter trincado. Acho um absurdo isso nunca ter aparecido em nenhum raio X ou mesmo algum médico ter visto isso. Enfim, ele me passou uma medicação, daqui 45 dias retornarei para dizer se funcionou, penso que não dará certo. E não queria fazer a cirurgia de retirada, pois tenho medo.

    Enfim, queria contar minha história e parabenizar pelo artigo. De tudo que já procurei, é o mais esclarecedor que vi, fico feliz e triste ao mesmo tempo. Por saber que não estou sozinha e triste por entender exatamente como é essa dor.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Rosana,

      Agradeço por compartilhar sua história aqui, espero que não desista de procurar tratamento para o seu caso! lembre-se que dor no cóccix tem tratamento!
      Aproveito para deixar o link (http://dortemtratamento.com.br/quantifique-de-forma-objetiva-o-quanto-dor-interfere-na-sua-performance) com um questionário para avaliar o quanto a dor interfere no seu desempenho.

  64. daniele

    bom dia ,,,minha filha beatriz de 8 anos esta reclamando muito com dor no coccis estou preocupada ,,,ja tem muito tempo que ela caiu sentada sera que agora que veio a dar algum problema ????é caso de eu procurar um medico ///obrigadaa

    1. Maike Heerdt

      Prezada Daniele,

      Muito Obrigada pelo seu comentário e por compartilhar a sua história. Cada caso deve ser individualizado e avaliado adequadamente numa consulta médica presencial, com história e exame clínico com um médico com experiência neste tipo de dor são essenciais para o tratamento efetivo.

  65. Claudia Carvalho

    Descobri em site americano varios relatos de pessoas que curaram esse problema c vitamina d3 5000U,calcio e vitamina b12.Gloria a Deus!

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Claudia
      Muito Obrigada por ter entrado em contato.
      A Vitamina D e a vitamina B12 são essenciais no funcionamento e na homeostase corporal. Aproximadamente 90% dos pacientes com dor no cóccix melhoram com estratégias simples como antinflamatórios e cuidados locais. A proposta do artigo é trazer as diferentes possibilidades terapêuticas e trazer conforto para a posição sentada aos pacientes com este quadro.
      Atenciosamente, Dra Maike Heerdt

  66. Vera Lucia stancanelli

    gostaria de marcar uma consulta com a Dra. Estou tentando nos telefones que estao relacionados chama mas ninguem atende. Como posso entrar em contato para marcar a consulta: Obrigada.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Sra Vera
      Espero que você esteja bem e cada dia melhor. Os telefones fixos funcionam apenas no horários comercial. Para contatos fora do horário comercial, peço que entre em contato com os seguintes meios com Kurt Heerdt
      email: kurt@dortemtratamento.com.br
      WhatsApp: (047) 8902 5353
      Contato telefônico: (048) 9860 7553

      Atenciosamente, Dra MAike Heerdt

  67. JOSIANE ANDRADE

    ola pessoal , sofro com dor no coccix desde fev 2014, apos exames de ressonancia,injeções,fisioterapia que ajuda muito na inflamação bursite das adventícias , tenho usado um assento que ajuda muito, segue link para quem deseja procurar por ele, ajuda muito no alivio da dor ao sentar, nao encontrei nada parecido no Brasil, o meu comprei em Las Vegas,mas em qq loja dessa nos Eua encontrará.
    http://www.bedbathandbeyond.com/store/product/backjoy-sitsmart-relief/1015815868?skuId=15815868&mcid=PS_googlepla_nonbrand_homedecor_&adpos=1o2&creative=43742643949&device=c&matchtype=&network=g&product_id=15815868&gclid=CJD05OrNks0CFdcTgQodUnUKAQ
    segue també o video…espero ter ajudado.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Josiane
      Gratidão pelo seu engajamento e contribuição. O seu relato é encorajador aos outros pacientes também.
      Eu sou uma entusiasta por soluções simples que tragam mais conforto ao sentar, pois é a nossa postura para trabalhar, ver filmes, estar com amigos para jantar e num bar. Bem como para se locomover e viajar.
      O seu relato é encorajador aos outros pacientes também.
      Agradeço,
      Dra Maike Heerdt

    2. marcelo ribeiro

      vc sabe o nome desta almofada aqui no brasil?

  68. suzana luiza da paixão

    E normal setir dor apos parto e o que eu to sentido e um dor esuportavel essa dor pode ser causada devido o parto?
    Comecei a sentir essa dor depois do porto!

    1. Maike Heerdt

      Boa Noite Suzana
      Sugiro que você procure ajuda especializada e evite que esta dor evolua para a cronificação. A dor no cóccix depois do parto é comum e deve ser tratada o mais breve possível. Existem inúmeras modalidades de procedimentos para cada tipo de dor no cóccix.
      Evite se acostumar com esta dor.
      Atenciosamente, Dra Maike Heerdt

  69. Sandra

    Boa tarde Dra. Maike.
    Primeiramente, parabéns pelo artigo. Muito esclarecedor!
    Já sofro com a dor no coccix há 1 ano e meio. Já fui a vários médicos e só indicaram fisioterapia, acupuntura e remédios(cicloxx). Não resolveu. Tenho uma amiga que estava com o mesmo problema e foi a Belo Horizonte para um tratamento com aplicações, se não me engano, de hidrogênio( não conheço o tratamento e não me deu detalhes). Ela ficou curada e não sente mais dor. Marquei para ir neste médico, na clínica da dor e estou aguardando ansiosa. Você conhece este tratamento? No meu caso, não cheguei a quebrar.
    Grata,
    Sandra

    1. Maike Heerdt

      Boa Noite Sandra
      Há inúmeros modalidades de tratamento para dor no cóccix. Inclusive aplicação de ozonioterapia. A resposta ao procedimento depende do tipo de dor no cóccix que o paciente possui. Há casos de anteriorização, de hipermobilidade, de espasmo do assoalho pélvico, síndrome dolorosa miofascial, fibrose dos ligamentos e fascias. Desta forma, haveria a necessidade de uma avaliação criteriosa para indicar o melhor procedimento.
      Atenciosamente,
      Dra Maike Heerdt

    2. Luiz

      Olá Sandra, tenho dor no cóccix tbm há bastante tempo… gostaria de saber se vc fez as aplicações e qual foi o resultado… obrigado!

  70. Luciano

    EXCELENTE O DOCUMENTO PUBLICADO. Agradecer a Boa Vontade da Dra. Maike em esclarecer de modo bem objetivo as dúvidas sobre o tema “Dores no Coccix”. Tão oportuna quanto uma consulta. Obrigado !

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Luciano
      Gratidão pelo seu comentário.

  71. Cibele

    boa noite Doutora tenho doures horriveis no coccix fiz uma ressonanci e deu esse resultado…Discreta horizontalização das vertebras coccigeos,com fusão da segunda e terceira vertebras isso é grave

    1. Maike Heerdt

      Muito Obrigada por compartilhar a sua dor. A dor no cóccix exige uma avaliação do caso detalhada, há muitas estruturas que podem estar acometidas. Após um diagnóstico mais preciso, pode-se saber qual o prognóstico e qual a melhor alternativa para cada casos. Há história e exame clínico com um médico com experiência neste tipo de dor são essenciais para o tratamento.
      Agradeço o seu comentário.
      Atenciosamente,
      Dra Maike Heerdt

    2. Maike Heerdt

      Boa Noite Cibele
      Há inúmeras estratégias terapêuticas para o tratamento da dor no cóccix. A escolha de uma delas dependem dos achados no exames físico.
      Não desista de melhorar, procure um profissional médico com experiência em dor no cóccix.
      Atenciosamnete, Maike Heerdt

  72. Nanci

    Gostei do post, a matéria é boa. Pessoal, alguma pessoa já comprou aquele novo colchão o famoso colchão inteligente pra me contar se é confortável? Ouvi um neuro la na Globo falando que tira a dor mesmo.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Nanci
      Sugiro a leitura deste post: http://dortemtratamento.com.br/2012/03/como-dormir-melhor.html

      Agradeço o seu comentário.
      Atenciosamente

  73. Pereira

    Gostei desse artigo parabéns…

  74. Unknown

    eu tmb estou com muita dor ja fazem dois meses passei por 3 medicos, tomei varias injeções para dor, antiinflamatorio, a 5 dias atraz consultei uma doutora e essa receitou remedio para dormir so que faz efeito contrario, alem de sentir muita dor durante o dia inteiro não consigo dormir. Porfavor estou desesperada eu presciso trabalhar e queria muito uma solução… obrigada

  75. Anônimo

    RC estou na mesma situação, fiz tudo que você fez, inclusive tentei o pilates também e ainda as sessões de osteopatia, inclusive tentando melhorar a mobilidade do cóccix e infelizmente nada melhorou. No meu caso além disso tenho problemas nos quadris (lesão labral). Também espero uma solução para meu caso.

    1. Maike Heerdt

      Bom dia
      É importante salientar que há vários aspectos que devem ser levados em consideração no tratamento da dor articular e musculoesquelética. Os objetivos do tratamento dependem da funcionalidade do paciente e de uma avaliação detalhada. De qualquer forma, os procedimentos para a dor no cóccix representam uma das etapas do processo de recuperação, mas não a única. Eles são uma das ferramentas para o sucesso do plano terapêutico de reabilitação do paciente, que com alívio da dor, consegue iniciar os exercícios terapêuticos para restabelecer a função, modificando os fatores desencadeantes e os vícios posturais, com resultados mais eficazes.
      Procure um médico que faça uma avaliação integral do seu quadro.

      Atenciosamente, Equipe Dor tem tratamento

  76. Jorge Santos

    Boa noite Dra., fiz um serviço de ha uns 8 anos, serviço era pilotar uma moto por estradas ruins e as vezes por dentro dos pastos por leito pedregoso de rios e tal, eu começava a pilotagem por volta de 7:00 h e só parava por volta das 20:00 h, então quando eu descia da moto não aguentava nem sentar mais naquele dia, jantava em pé e ia direto para para cama e esta dor me acompanha desde então, se eu passar 1 hora dirigindo sofro horrores, não posso mais sentar em cadeira que não tenha um bom acolchoado, e pra priorar não tenho como pagar uma consulta agora, gostaria de saber qual o tratamento para fazer em casa?
    Um abraço a todos e fico no aguardo.

  77. Fernanda Meira

    Olá Dr ª. A um ano atrás sofri uma queda e quebrei o cóccix e ainda sinto fortes dores na região e não consigo ficar muito tempo sentada, fui em um especialista e ele me disse que é frescura que o cóccix sara de 1 a 2 meses de repouso e que isso é psicológico, fiz um raio x e o meu cóccix continua quebrado essas dores que sinto são mesmo psicológicas, eu acredito que não sinto essas dores desde que quebrei.

  78. .

    Dra. Maike, só fiquei com uma duvida. Quais os nervos que passam perto do cóccix e se pode haver alguma compressão desses nervos por algum fator?

  79. Luiz Carmassi

    Olá Dra. quem tem inflamação no coccix pode andar de moto?

  80. Anônimo

    Olá Dr. Me chamo Andressa, e sofri uma fratura no cóccix em Novembro do ano passado (2014). Usei a almofada ,fiz repouso,porém o médico que me atendeu passou somente paracetamol para minhas dores,pois eu estava amamentando.
    Hoje quase um ano se passou e minhas dores tem se tornado insuportáveis. Além de tudo a dor está consumindo toda minha coluna,e a região cervical. Não sei mais o que fazer,pois além de não consegui atendimento adequado, não tenho recursos para fazer o tratamento. Tomo relaxantes musculares por conta própria mas infelizmente já faz um certo tempo que não surte efeito algum.
    Se a senhora pudesse me ajudar com alguma sugestão, ficaria extremamente agradecida.
    Grata pela atenção.

  81. Anônimo

    "solicito esclarecimentos"; "aguardo retorno"… o povo escreve como se estivesse pagando a médica. por favor, né, Denise.

    gente folgada demais.

  82. Magaly Capetina

    HÁ UMA SEMANA EU CAI NO ÔNIBUS DEVIDO A UMA FREIADA BRUSCA E CAI SENTADA NO CHÃO BATI AS COSTAS EO COCCIX, FUI LEVADO AO HOSPITAL FIZ RX FELIZMENTE NÃO DEU NADA SOMENTE A BATIDA TOMEI ALGUNS MEDICAMENTOS NO HOSPITAL, COMO DECADRO, DRAMIM, PROFENID NO SORO E ME MEDICARAM COM PACO E ALGINAC 1.000 TOMEI ESSAS MEDICAÇÃO DURANTE 3 DIAS COMO A DOR NÃO PASSAVA FUI AO UM ORTOPEDISTA ESTE ME DEU UMA INJEÇÃO DE DISPROPAM E ME MANDOU FAZER FISIOTERAPIA SERÁ QUE ESSE TRATAMENTO É O CORRETO. ME DISSERAM QUE É UM TRATAMENTO LENTO, MAS MELHORA, GOSTARIA DE SABER A OPINIÃO DA MÉDICA. GRATA.

  83. Anônimo

    ola Doutora,
    ja ha algum tempo sinto algum desconforto no anus ao sentar isso pode estar relacionado ao coccix? costumava ficar sentado na posiçao errada, se sim , tem algum tratamento pra isso?

  84. NANA ESTRELA

    Adorei este artigo to gravida e todos os Dias quando acabo minhas obrigações não consigo nem andar.

  85. Anônimo

    oi!! comecei a ter dor no coccix em dezembro, e não passou mais… como faço prá marcar uma consulta?
    sou ciclista e estrá um pesadelo pedalar!!!
    meu email é antoninakw@hotmail.com

  86. Vinicius

    Eu comecei a sentir dor no coccix desde que começei a fazer curso,nesse curso tem aquelas cadeiras de escritorio sem braço,com o assento meio duro,desconfortavel,e eu uso essa cadeira uma vez por semana no meu curso,e tenho certeza que o problema foi causada por ela,e mesmo assim ainda sinto dor no coccix durante o resto da semana,quando sento na cadeira do meu quarto,na cadeira da cozinha,mesmo elas sendo confortaveis,e nas férias do curso,percebi que a dor tinha parado,ou seja,mesmo o curso sendo um dia por semana,eu ainda fico com a dor pelo resto da semana,ou seja a dor nunca para,é normal isto ?

  87. tiago

    Bom dia meu nome é tiago, eu estava jogando basquete de cadeira de rodas e tive uma queda, e bati o coccix, já faz 2 semana que aconteceu, fiz raio X, está normal, mais sinto desconforto, isso demora para passar, Pq queria andar de bicicleta, ainda não sei seB posso, espero resposta obrigado

  88. Anônimo

    BOM dia ! cai sentada , no dia 16,04,2015.
    na hora senti muita dor ,quase ñ levantei ,mas esquentou e depois gelou ao mesmo tempo .consegui suporta por algumas horas , depois foi ficando insuportável até ir ao medico no mesmo dia ,conclusão cóccix tomei uma injeção e remedios pra casa .e agora essa dor pode prolongar ?

  89. donato freitas

    Boa tarde, no dia 26.01.2014 eu caí em cima de uma esquina de madeira. Em cheio na zona do cóccix. Senti bastante dor, mas acho que não ao nível de alguns relatos que tenho lido. A médica disse-me que a única coisa a fazer era esperar. Se antes tinha dores mais constantes (mesmo ao pressionar a zona causava dor), agora é somente quando fico muito tempo sentado ou quando conduzo por mais de 40m ou uma hora. Isto já aconteceu há 13 meses. Pergunto se há esperança de esta dor desaparecer definitivamente? Leio relatos de pessoas que têm dores por décadas e outras que deixaram de ter dores ao fim de 15 meses ou mesmo 2 anos. Muito agradecido

  90. Maike Heerdt

    Boa Noite RC A dor no cóccix deve ser abordada de modo global, pois envolve estruturas dinâmicas e estáticas. Além disso, gostaria de enfatizar que toda dor crônica evolui com a memória da dor e até mesmo "dor fantasma" no cóccix que já não existe. Converse com o seu médico e esgote as possibilidades terapêuticas.
    Espero que você melhore!

  91. RC

    Sofro há mais de 1 ano com do no cóccix acredito que adquiri isso ficando muito tempo sentado em posição errada, pois nunca sofri impacto no cóccix. Já passei por mais de 7 ortopedistas, 5 deles falam que a cirurgia não resolve e outros 2 falam que somente a cirurgia pode resolver. Já tomei antiinflamatórios, injeção de corticóide, RPG, fisioterapia(laser, ultrasom e alongamento) e nenhum deles melhorou nem 10% da minha dor, a última coisa a ser tentado é a infiltração se não resolver acho que a cirurgia é inevitável.

    1. Thiago

      Melhorou ? Estou com o mesmo problema …

      1. Maike Heerdt

        Boa Noite Thiago
        Eu costumo perceber que conforme os pacientes vão melhorando, eles param de entrar neste tipo de ambiente digital e continuam a viver as suas vidas. O prognóstico depende de uma avaliação criteriosa e da indicação de procedimentos corretos.
        Espero que você melhore. Atenciosamente Dra Maike Heerdt

Deixe uma resposta