11.3729.6267

11.9.8689.8651 kurt@dortemtratamento.com.br

«

»

jul 04

DOR NAS COSTAS TEM TRATAMENTO!

dor nas costasA Organização Mundial da Saúde estima que 80% das pessoas terão pelo menos uma crise de Dor nas costas durante a vida e quase 90% delas sofrerão com a recorrência do quadro. 

No Brasil, quase 10 milhões de pessoas ficaram incapacitadas devido a dor nas costas. 

Quem nunca passou pela situação de acordar com uma forte dor na coluna ou um torcicolo no pescoço, daquelas que fazem “travar”?

 ENTENDA A ANATOMIA DA DOR NAS COSTAS

A coluna é composta de 33 vértebras, das quais 7 na região do pescoço, 12 no tórax, 5 na região lombar e 9 na região sacral.

Entre cada estrutura óssea (vértebra) há os estruturas com função amortecedora (os discos intervertebrais) e  estruturas com função de sustentação, estabilização e movimentação (músculos e ligamentos).

O desequilíbrio e/ou uso excessivo destas estruturas desencadeiam uma sensação desagradável , de incômodo, peso, queimação, fisgada ou travamento na região das costas.
Em muitos casos, principalmente nos refratários, há a necessidade de um trabalho em equipe, no qual o paciente deve interagir com o médico Fisiatra (Médico de Reabilitação), o fisioterapeuta, o psicólogo, nutricionista, educador físico, entre outros.

O objetivo, a curto prazo, é o alívio da dor.

No entanto, a longo prazo, deve-se incentivar a atividade física supervisionada após avaliação criteriosa. Alguns pacientes podem se beneficiar de caminhadas e práticas aquáticas  que não provocam impacto sobre a coluna.
Em um segundo momento, há benefício da prática de métodos posturais (RPG, Pilates, treino funcional, entre outros) que enfatizam o alongamento e fortalecimento da musculatura estabilizadora do tronco e  da pelve.
Mas lembre-se: Todos os esforços devem ser direcionados para a mudança.Sendo fundamental a melhora da consciência corporal, atitude ativa no controle da dor, evitando posturas incorretas, o uso excessivo do corpo e aprendendo a lidar com situações que pioram a dor.

MUDAR a posição de dormir
MUDAR a postura diante do computador
MUDAR no trabalho, em casa, no carro
MUDAR a reação diante dos problemas
MUDAR os hábitos alimentares
MUDAR o sedentarismo

Enfim, mudar o modo de viver a vida, escutando e cuidando do corpo .

APRENDA a tomar mais cuidado com as suas costas.

Recursos no Tratamento da pessoa com dor

 


Quer ficar por dentro das novidades do canal Dor Tem Tratamento inscreva-se!! 

Conquiste bem estar e qualidade de vida: Dor tem Tratamento!!!
Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). Entenda melhor como é a reabilitação da dor pelo médico Fisiatra aqui

cropped-capa-blog.jpg
Médica Fisiatra – Dor e Reabilitação
Procedimentos Minimamente Invasivos em Medicina da Dor

Para mais informações ou agendamento de sessões terapêuticas com a Dra Maike Heerdt entre em Contato

Deixe uma resposta