11.9.8289.8651 kurt@dortemtratamento.com.br

«

»

jul 18

DOR E DEPRESSÃO: Qual a relação com a postura?

Nesta semana, você leu nas mídias sociais (@maikeheerdt) sobre o efeito da postura na performance. Como a postura muda a performance ?

“Barriga pra dentro, peito pra fora! Assim dizia o meu pai quando éramos crianças e assim digo para meus pacientes que buscam a transformação positiva e superação da dor.”

postura

No último post, escrevi dor com detalhes sobre a relação entre a dor e a depressão . Clique aqui Dor e Depressão, Qual a relação? para ler detalhadamente sobre este assunto.

Quando você está sentindo dor, adota uma postura para evitar a dor. Chama-se de postura antálgica. Como é esta postura de sofrimento?

Cabeça inclinada para frente, peito deprimido, parte posterior do corpo curvada de modo exagerado. Esta postura de sofrimento até pode aliviar a dor a curto prazo, mas perpetua várias reações fisiológicas negativas.

 

postura2

Como assim ? Sabe-se que a postura do seu corpo faz com que o seu cérebro acesse memórias positivas e negativas, além de piorar os quadros de dor.

Lembra daquela vergonha enorme que você passou na escola, aquela situação que lhe deixou com o “com rabo entre as pernas”? Como é a sua postura de vergonha e frustação?

postura3

A postura típica de vergonha é uma postura desabada com retração dos ombros, com a coluna curvada. Quando você está andando no corredor de forma largada ou na frente do computador e celular com esta postura, o seu cérebro resgata as memórias de quando se sentiu envergonhado e frustado.

 

postura4

Você gostaria de analisar cautelosamente este assunto?

Em um estudo publicado na revista Biofeedback, observou- se que manter a postura ereta reflete em melhores níveis de humor e energia.

Pediu-se que 110 voluntários caminhassem sentiu por um corredor com e sem a coluna ereta.

 

postura5

Após caminhar de maneira preguiçosa (desabada e largada), eles disseram que sua energia havia diminuído. Após andarem com um boa postura (autoconfiante, vitoriosa, com a coluna ereta) eles disseram que o nível de energia havia aumentado.

Eu fico aqui me perguntando como o seu corpo se sente quando você supera um grande desafio ou vence uma etapa dificil ?.
Sabe do que eu estou falando? O coração bate mais forte, a sensação de satisfação é imensa e imensurável, a sua respiração muda, misturado com uma sensação de anestesia e alívio pela missão cumprida. A postura se transforma na hora.

postura6

Fonte: https://biofeedbackhealth.files.wordpress.com/2011/01/a-published-increase-or-decrease-depression.pdf

Por isso que quando você adota uma postura auto-confiante, ereta, desbravadora tudo muda. Você faz o seu cérebro relembrar as conexões e memórias positivas. Você consegue ficar 5 minutos com o peito pra fora e a barriga pra dentro? Como você se sente?

 

postura7

Recentemente a psicológa social Amy Cuddy apresentou uma palestra no projeto TED, que virilizou nas mídias sociais. Ela explica como você pode mudar a sua vida e o mundo ao seu redor através da transformação na sua postura e na sua linguagem corporal .

 

postura8

Ela nos mostra como “fazer poses de poder” – ficar numa postura confiante, mesmo quando não nos sentimos confiantes, pode desencadear reações fisiológicas e afetar os níveis de testosterona e cortisol no cérebro, e pode até ter um impacto no seu sucesso profissional e pessoal.

Sendo assim, quando você melhora a sua postura, você melhora a sua autoconfiança e a sensação de superação.

postura9

Fique atento e leia detalhadamente no link DICAS DE POSTURA NA FRENTE DO COMPUTADOR, NOTEBOOK, TABLET, CELULAR como melhorar a sua performance na frente do computador, tablet e celular.

postura10

Assim fica bem fácil entender por que empresas, como o Facebook, preocupam-se com a ergonomia na frente do computador. Uma postura otimizada, com conforto e sem dor, na frente do computador melhora a energia e sensação de empoderamento, o que se traduz em melhora no rendimento profissional.

 

postura11

 

postura12

Na próxima postagem, o tema será como a aplicação de Toxina botulínica ajuda a melhorar a dor persistente e depressão, através da neuro modulação da expressão facial.

Quer ficar por dentro das novidades do canal Dor Tem Tratamento inscreva-se!! 

Conquiste bem estar e qualidade de vida: Dor tem Tratamento!!!
Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). Entenda melhor como é a reabilitação da dor pelo médico Fisiatra aqui

cropped-capa-blog.jpg
Médica Fisiatra – Dor e Reabilitação
Procedimentos Minimamente Invasivos em Medicina da Dor

Para mais informações ou agendamento de sessões terapêuticas com a Dra Maike Heerdt entre em Contato

Uma Medica Fisiatra apaixonada em buscar soluções para pessoas que sentem dor persistente, para alcançar uma vida mais plena e saudável. Entusiamada em difundir as inúmeras possibilidades de tratamento da dor e da neuromodulação numa abordagem da medicina integrativa. Atuação em reabilitação interdisciplinar da dor, bloqueios neuromusculares e procedimentos minimamente invasivos em dor.

Formação em saúde: Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade de São Paulo. Pós- Graduada em Acupuntura e em Dor pelo Centro de Dor da HCFMUSP. Título de Especialista em Fisiatria pela Associação Médica Brasileira. Atuação em reabilitação interdisciplinar da dor, bloqueios neuromusculares e procedimentos minimamente invasivos em dor.

Deixe uma resposta