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nov 25

DICAS DE POSTURA CORRETA NO DIA-DIA

Postura Correta: No dia-dia, percebo que a grande maioria das pessoas com dor crônica não possuem consciência corporal.  São tantas informações e estímulos a que estamos expostos, que paramos de prestar atenção aos nossos próprios movimentos, à relação do nosso corpo com o espaço que ele ocupa e aos movimento realizados pelos músculos e articulações.

No corpo tende a ser silencioso, mas se alguma parte não está funcionando bem… Logo descobrimos a existência desta parte.

Quem nunca exagerou na comilança no final de semana e passou toda a segunda feira sentindo o seu estômago queimando ?

Quem exagerou no tempo diante do computador e descobriu uma coluna cervical dolorida? Falando nisso, fica a sugestão de um programa que alerta para descanso do computador:http://www.workrave.org/

Mas o que podemos fazer para melhorar a nossa percepção  corporal ? Primeiro, escute seu corpo.

Além disso, a prática de exercícios físicos ajuda bastante neste processo (Dança, Pilates, Yoga, Reeducação postural, esportes, entre outros).

Além disso, preste mais atenção à sua postura ao longo do dia.

POSTURA CORRETA AO ANDAR

A má postura ao andar é a causa de muitas dores. Procure andar o mais ereto possível, sempre olhando acima da linha do horizonte.

 COMO APANHAR E LEVAR OBJETOS :

A – Evite sempre dobrar o corpo.

B- Dobre os joelhos, abaixe-se lentamente mantendo tronco ereto e apanhe o objeto.

– Levante-se lentamente mantendo o tronco ereto e conserve o objeto junto ao corpo.

 

NO ESCRITÓRIO 

No trabalho, evite colocar objetos pesados ou documentos em gavetas que estejam muito próximas ao chão.

NAS ATIVIDADES DOMÉSTICAS 

Inúmeras lesões podem ser evitadas com a adoção de posturas corretas ao realizar as atividades domésticas. Utilize um apoio para os pés quando na posição de pé, alterne os pés várias vezes.

Evite a torção de tronco ao atender chamados telefônicos.

 

 ESCOLHA DO COLCHÃO

A – Colchão rígido tipo “ortopédico”

Por causa dos ombros e da pélvis a coluna permanece “torcida” durante o sono.

B – Colchão mole ou com molas gastas

A falta de suporte para as partes mais pesadas do corpo ocasiona a torção da coluna.

C – Colchão semi-rígido ou colchão de espuma

É o mais indicado para coluna, uma vez que distribui uniformemente o peso do corpo.

 

 

AO VESTIR ROUPAS 

Evite dobrar o corpo para vestir calças ou calçar sapatos. Procure uma posição confortável, sentando-se em uma cadeira ou na beira da cama.

USO TRAVESSEIRO

A – Dormir de lado ( Cabeça )

Nesse posição, o travesseiro deve ser mais alto e acompanhar o contorno dos ombros.

B – Dormir de barriga para cima
Nesse posição, escolha, escolha um travesseiro baixo.

C – Dormir de lado ( corpo )
Coloque um travesseiro entre as pernas, evitando que uma perna pressione a outra.

 

COMO SENTAR-SE CORRETAMENTE 

A – Postura no Computador
Ajustar a distância entre seus olhos e o monitor do computador, ajudar a melhorar a postura de sentar

 

– Em qualquer situação procure sentar-se sempre alinhado com o eixo da cadeira. Evite sentar-se torto.

 

Recursos no Tratamento
da pessoa com dor
 

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