11.9.8289.8651 kurt@dortemtratamento.com.br

«

»

jun 13

CHOQUINHO” DA FISIOTERAPIA FUNCIONA? APARELHO TENS

choquinho

Atualização:

Esta postagem tem como objetivo principal esclarecer os pacientes sobre o dispositivo TENS. Em janeiro de 2013, foi lançado, no Brasil, um adesivo analgésico. Este adesivo é, na verdade, um aparelho de TENS, o famoso “choquinho” da fisioterapia (do inglês Transcutaneous Electrical  Nerve Stimulation, ou Eletroestimulação nervosa transcutânea), o famoso “choquinho” da fisioterapia.

A tecnologia TENS é um tipo de eletroterapia que promove redução da dor  (analgesia) por ativação do sistema supressor da dor. Como isto ocorre? A inibição da dor ocorre via aplicação de estimulação em fibras aferentes grossas; estas inibem as respostas nociceptivas no corno posterior da medula espinhal, via inibição segmentar – Teoria das Comportas (Melzack e Wall, 1965).

 

FONTE: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/5249/dor_cronica_%E2%80%93_anne_louise_oaklander.htm

Ou seja, a corrente elétrica do TENS é transmitida por vias nervosas rápidas (fibras A e Beta mielinizadas- aferentes grossas) que conduzem informações à medula e ao cérebro. Já o estímulo doloroso é transmitido por vias nervosas lentas (fibras C – aferentes finas).

Deste modo, o estímulo elétrico chega à medula de forma mais rápida, bloqueando a transmissão do estímulo doloroso, além de estimular a liberação de analgésicos fabricados pelo próprio corpo, incluindo endorfinas e encefalinas – opioides endógenos.

 

FONTE: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2746624/ 

 

O TENS “engana” o sistema nervoso central e o centro da dor no cérebro, fazendo ele liberar substâncias que reduzem a dor.

Indicação: dor aguda e dor localizada (entorses, espasmos musculares, lombalgias, fraturas, artralgias, síndrome dolorosa , dor no paciente oncológico, dor pós operatória). Pode ocorrer melhora também na  neuropatia diabética No entanto, os dados da literatura cientifica indicam menor eficiência na dor crônica e generalizada.

 

FONTE: http://www.medicinanet.com.br/conteudos/acp-medicine/5249/dor_cronica_%E2%80%93_anne_louise_oaklander.htm

Contra-indicação: marcapasso cardíaco de demanda e quadro doloroso não diagnosticado.

 

Quando usar o TENS?

Costuma-se indicar o TENS na primeira fase da reabilitação, ou seja, na fase de crise de dor. Nesta fase, os músculos encontram-se contraídos exageradamente, o que resulta dor intensa.

O TENS pode auxiliar no controle da dor e no  relaxamento muscular, possibilitando a progressão da reabilitação para a fase de cinesioterapia, que incluem a realização de exercícios terapêuticos para restauração do movimento e recrutamento dos músculos afetados.

No entanto, devo ressaltar que nem todo paciente responde bem à este tipo de tratamento.

TENS (choquinho da fisioterapia) na realidade Brasileira 

No Brasil, infelizmente, o uso do TENS é muito difundido. Há uma grande parte de pacientes com dor crônica afirmando que fazer fisioterapia é fazer única e exclusivamente a aplicação de “choquinho”.

Estes pacientes nunca tiveram a oportunidade de realizar exercícios terapêuticos como parte do processo de tratamento da dor crônica e aguda.

Neste contexto, foi lançado no Brasil o adesivo analgésico TANYX.

O adesivo é, na verdade,  um aparelho da marca TANYX é um dispositivo simplificado, que utiliza a tecnologia TENS, desenvolvido numa versão menor, portátil, sem fios, mais fácil de manusear e operar, descartável e autoaplicável.

A bateria dura de 8- 12 horas, dependendo da intensidade usada.

 

FONTE: http://www.tanyx.com.br/tanyx.com.br/como_usar

O adesivo analgésico TANYX possui dois modos de estimulação: contínuo e intermitente (ciclo que se reveza entre ligado/ desligado a cada 3 segundos).

Além disso, há o controle individual da intensidade usando os padrões. BAIXO (L – Low), MÉDIO (M -Medium) ou ALTO (H – High). O aparelho deve ser usado por, no mínimo, 20 minutos.

VEJA TUTORIAIS DE USO:

http://www.tanyx.com.br

Gostaria de ressaltar que existem outras opções de aparelhos TENS portátil, os quais possibilitam a troca de bateria/pilhas. A maioria possuem fios e necessitam de uma mínima orientação para o uso. Há uma infinidade de marcas, principalmente em sites como Amazon.com, Google e  Mercado livre (Em inglês, pesquise “TENS portable”. Em português, pesquise “TENS portátil”).

 

 Quer ficar por dentro das novidades do canal Dor Tem Tratamento inscreva-se!! 

Conquiste bem estar e qualidade de vida: Dor tem Tratamento!!!
Converse sobre as suas dúvidas com um médico especializado em reabilitação (Fisiatria). Entenda melhor como é a reabilitação da dor pelo médico Fisiatra aqui



cropped-capa-blog.jpg

Médica Fisiatra – Dor e Reabilitação
Procedimentos Minimamente Invasivos em Medicina da Dor

Para mais informações ou agendamento de sessões terapêuticas com a Dra Maike Heerdt entre em Contato


 

 

44 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Mateus Wingler

    O tratamento com tens dói ?

  2. Arlindo Cantidio da Silva

    O choquinho é muito bom, tenho o aparelho. Gostaria de ter um manual específico de uso,como obter

  3. Alexandre

    Estou com rompimento parcial do tendão patelar.
    O uso do tens nesse caso precisar ser com o “choquinho” contínuo ou intermitente aumentando gradativamente?

  4. Francisco

    Boa tarde!
    Tenho condromalacia e vivo com dores nos joelhos, meu plano não cobre mais as fisioterapias. Seria interessante usar o aparelho tens associados aos exercicios da fisioterapia que ja decorei por ser sempre os mesmos?

  5. Carla

    DRa. Maike, esse aparelho por ser usado em quem tem pino na coluna?

    1. Maike Heerdt

      oa Tarde e agradecemos a sua pergunta. Você já leu o artigo : “ARTRODESE LOMBAR E EXERCÍCIOS ” ?
      Neste artigo, enfatiza-se a importância da realização de um plano terapêutico individualizado para cada paciente.
      Dor pós cirurgia é coisa séria e exige um profissional fisiatra que trate o caso com seriedade.
      O uso isolado de apenas um meio físico não trará resultados eficazes.

      Atenciosamente,

  6. Leandro

    Excelente post! Parabéns por ter a coragem de indicar aparelhos de uso pessoal. A maioria dos médicos não faz isso, achando que divulgar informação lhes prejudica.

  7. Djenane

    Olá dra Maike, há 07 meses venho sofrendo com uma tendinopatia dos gluteos médio e mínimos e também uma bursite tudo isso no quadril esquerdo, ja fiz várias sessões de fisioterapia e melhoro muito pouco. Vpcê acha que o tanyx pode melhorar o meu caso? Poruqe ao menos em casa posso fazer mais de uma sessão com o tanyx, gelo e analgesicos em spray. Fico no aguardo. Obrigada!

    1. Maike Heerdt

      Prezada Djenane,

      Obrigado pelo seu comentário e interesse no assunto.

      É importante termos em mente que o uso do tens, uso de gelo e analgésicos são medidas de analgesia da sua dor, é importante procurar um profissional para realizar o tratamento da sua dor.

      Sugiro a visualização dos seguintes videos:

      Sobre tens:https://www.youtube.com/watch?v=w_-XtQGVvHY
      Sobre Bolsa de água quente ou gelo: https://www.youtube.com/watch?v=XKXuoB0M_WM
      Sobre a diferença entre dor aguda e crônica: https://www.youtube.com/watch?v=8N2AE8_cZ40&t=1s

      Att. Equipe Dor Tem Tratamento

  8. Antônio de Salvi

    Pacientes não devem comprar e usar aparelhos caros de fisioterapia em casa sem acompanhamento de um profissional capacitado. O risco disso é a prática ilegal de medicina onde após adquirir o seu aparelho esses pacientes já se sintam no direito de atender vizinhos, amigos e familiares configurando prática ilegal. Sem falar que não é só TENS que tira a dor em um tratamento para analgesia, dependendo da patologia o paciente deve ser tratado de forma global e não apenas com choquinhos. Encorajar pacientes a realizar analgesia em casa com aparelhos complexos e muitas vezes desconhecidos e sem a presença de um profissional capacitado é irresponsabilidade.

    1. Maike Heerdt

      Bom Dia Antônio
      Espero que você esteja bem e cada dia melhor. O Tens é apenas um recurso na reabilitação do paciente com dor persistente e enfatizar isso é essencial para a boa prática no tratamento da pessoa com dor. Gostaria de agradecer pela sua colaboração. Você possui alguma sugestão nas frases do texto acima descrito? Para que fique claro a necessidade de acompanhamento especializado e interdisciplinar?

      Atenciosamente, equipe Dor Tem tratamento

    2. Humberto Antonio Siqueira

      Gostaria de discordar em parte sobre o comentário do Sr Antonio de Salvi, sobre o uso de aparelhos de fisioterapia em casa somente com acompanhamento de profissionais. Eu comprei um aparelho tens portátil, da marca Neurodyn, indicado pela minha própria fisioterapeuta do Hospital Militar do Exército. Ela mesma colocou os parâmetros certos no aparelho para o meu caso: protusões na coluna lombar (“bico de papagaio”.). Ensinou-me os lugares certos de posicionamento dos adesivos, frequência, intensidade e tempo. Quem me ajuda é minha própria esposa, porque são aplicados nas costas e tem me melhorado muito, quando estou em crise. Além disso também comprei um aparelho de infravermelho, que uso conjuntamente. Jamais pensei em utilizar em outras pessoas, porque além de eu ser leigo, cada caso é um caso e requer parâmetros diferentes (frequência, intensidade e frequência do aparelho).

      1. M Dutra

        Muito boa a sua explanação Antônio, concordo plenamente com você, também sofro de um problema em que terei necessidade de usar infra por 2x ao dia , durante um bom tempo, estou sendo orientada para tê-lo em casa, pois a compressão tem me gerado sérios problemas circulatórios, gerando até mesmo dificuldade para andar. Faço fisio, mas em uma situação dessa não tenho como fazer duas vezes ao dia. Ainda bem que encontrei pessoas humanas e que compreendem que a minha necessidade ultrapassa a linha de atendimento em que um profissional de fisio poderia me oferecer. Sinto que alguns desses profissionais têm muita dificuldade para compreender isso, mas ainda existem alguns que compreendem que situações diferentes devem ser tratadas como tal, toda generalização é perigosa.

  9. laynara

    Olá Dra. Na fisioterapia, so usava isso, aí comprei um aparelho, mas em casa nao tem tido efeito, não sei se o tipo de estimulação tem relaçao direta, será?

    1. Maike Heerdt

      Prezada Laynara,

      Obrigada pelo comentário,

      Neste casos é importante ter em mente que a dois fatores principais para eficacia desse tipo de tratamento, uma delas é a aplicação nos locais corretos dos pontos de eletroestimulação (usar a técnica certa) e a outra é a qualidade do sinal enviado pelo aparelho. Em ambos os casos é importante buscar a orientação presencial de um profissional experiente e capacitado.

  10. simone

    gostaria de saber se mulheres gravidas pode fazer fisioterapia esse choquinho tem problemas

    1. Maike Heerdt

      Prezada Simone,

      Obrigada pelo seu interesse no assunto e pelo comentário,

      Segundo o NHS (Serviço Nacional de Saúde) do Reino Unido, não são conhecidos os efeitos adversos com o uso do TENS, para a gestante ou para o bebê.

  11. Claudia

    Olá, doutora.
    Gostaria de tirar uma dúvida. Quem tem marcapasso pode utilizar-se do Tens?

    Agradeço pelas informações acima e aguardo um retorno.

    1. Maike Heerdt

      Prezada Claudia,

      Obrigada pelo interesse no assunto e pelo seu comentário,

      Usuários de marcapasso não devem utilizar como método de terapia para a dor os dispositivos TENS, pois estes dispositivos interferem no campo eletromagnético gerado pelo marcapasso.

  12. VITOR GUILHERME DA SILVA

    Ola, Dra Maike

    Tenho 41 anos, sou cabeleireiro e faz mais ou menos um mês tive um formiganento na cabeça e depois disso comecei com fortes dores na coluna, pescoço e ombros. Não é exatamente uma dor de cabeça e sim na cabeça. Parece que algo no pescoço vai subindo e dá uma dor muito forte. Fui ao neuro e ele disse que é tensional. A única coisa q melhora é injeção. Tenho medo de fazer uma tomografia e ser diagnosticado com tumor na cabeça. O Tens funcionaria no meu caso?

    1. Maike Heerdt

      Prezado Vitor,

      Obrigada pelo seu depoimento.

      Para qualquer tipo de orientação é essencial a realização de exames solicitados e exames físicos presenciais, que facilitarão um melhor prognostico e encaminhamento do paciente. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  13. Ivone Margotti

    Boa tarde,

    A minha mãe tem 89 anos e tem osteosporose e desgaste de cartilagem no joelho sendo que um já tem prótese, ele tem
    dificuldade em andar e tem dores. Tem até plano de saúde mas como não consegue praticamente andar não vai ao médico,
    eu fico numa situação daquelas. O que a Dra. aconselha para ela usar para dores cronicas, o RESTIVA ou TANYX, quanto
    aos analgésicos tomou diversas marcas claro que até 3 anos atrás era com receita dos médicos. Mas, agora estamos a Deus
    dará.
    Grata,

    1. Maike Heerdt

      Prezada Ivone,

      Obrigado pelo comentário e pelo interesse no assunto.

      A história e o exame físico são essenciais para qualquer tipo de orientação, resposta, procedimento e prognóstico. Não desista de procurar tratamento para o caso da sua mãe!

  14. Carlos Alberto Xavier cardoso

    Bom dia dra Maike tenho hérnias distais na coluna lombar e coluna cervical gostaria de saber se a fisioterapia com aparelhos tens seria o mais indicado para aliviar as dores desde já agradeço

    1. Maike Heerdt

      Boa tarde Carlos Alberto
      A dor na região lombar e cervical desencadeiam inúmeras limitações no dia-dia, inclusive com redução da concentração e do rendimento no trabalho. Algumas pessoas ficam inclusive muito irritadas. Diante de um paciente com dor lombar e cervical, deve-se avaliar todos os segmentos que pioram o quadro de dor na articulação da coluna lombar e cervical. Deve-se utilizar um método para detectar desequilíbrios estruturais e a sobrecarga biomecânica das estruturas da coluna (vértebras, discos intervertebrais, tendões, músculos e ligamentos). Nos casos mais graves pode haver dificuldade para andar e realizar as atividades do dia a dia, bem como desencadear mudanças no sistema nervoso central.
      O método Dor tem Tratamento divide o tratamento em passos. O primeiro passo é alivio maior que 50% da dor (APAGAR INCÊNDIO). Logo o paciente é reavaliado e verifica-se quais exercícios terapêuticos podem ser liberados (LIMPEZA PÓS INCÊNDIO). Conforme a evolução do paciente, inicia-se o terceiro passo que é melhora biomecânica da coluna (PREVENÇÃO DO INCÊNDIO).
      O TENS, as vezes, pode ser indicado nesta primeira etapa do caminho de melhora.

      Agradeço a sua coragem em expor o seu caso aqui no blog, espero que ajude pessoas com a mesma dúvida.
      Gratidão, Maike

  15. RICARDO DA SILVEIRA

    Boa tarde !

    Doutora tive uma ruptura total de tendão de aquiles em meados de outubro de 2015. Fiz a cirurgia e o tratamento posterior com fisioterapia. Agora em Junho de 2016 estou fazendo fortalecimento muscular mas ainda sinto dores no tendão. Já fiz uma ultrassom mas não acusou nada de diferente.

    Minha pergunta é se posso usar aparelho de tens caseiro em casa após sessões de fortalecimento ?

    Att.
    Ricardo

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Ricardo da Silveira
      Espero que você esteja bem e cada dia melhor.
      O TENS possui efeito analgésico, no entanto pode piorar o quadro de dor em casos de sensibilização espinhal ou hiperatividade simpática. Para saber se você possui estas alterações é necessário uma avaliação detalhada. No paciente que evoluiu com dor pós operatória, é importante avaliar presencialmente outros segmentos que estão alterados devido ao processo de cicatrização e muitas vezes há a necessidade de procedimentos para a sensibilização e para melhorar o deslizamento das estruturas.
      Esta avaliação da biomecânica do membro inferior acometido já foi realizada?

      1. RICARDO DA SILVEIRA

        Bom dia Doutora !

        Também não realizei esta avaliação biomecânica do membro inferior, a senhora realiza este procedimento ?

        Att.
        Ricardo

        1. Maike Heerdt

          Boa Noite Ricardo da Silveira
          A avaliação biomecanica faz parte da metodologia Dor tem Tratamento e é essencial na conduta. Inclusive para indicar algum procedimento minimamente invasivo ou algum tratamento regenerativo.
          Atenciosamente, Dra Maike Heerdt

  16. Alison Herculano

    Olá Dra. esse TENS é o mesmo Tratamento Por Ondas De Choque (TOC)?
    Eu tive uma fratura no tálus em 23/06/2015 e 9meses dps fiz uma ressonância e meu médico passou uma tomografia computadorizada com contraste iodado, que foi feito hj, para confirmar uma possível pseudartrose. Daí pergunto, o TENS ajudaria no processo de consolidação do tálus ou só serviria o TOC, caso este seja diferente?
    Agradeço desde já pela atenção.
    Alison Herculano
    Fortaleza, CE

    1. Maike Heerdt

      Boa Noite Alison.
      São tecnologias bem diferentes. O TENS não possui efeito positivo na consolidação de fratura. Neste caso, há a necessidade de terapias regenerativas. A Terapia de ondas de choque é uma modalidade de terapia regenerativa.
      Atenciosamente
      Dra Maike Heerdt

    2. Maike Heerdt

      Bom dia Alison.
      Agradeço a sua coragem em expor o seu caso aqui.
      TENS é a estimulação eletrica neuromuscular não invasiva. Esta estimulação faz os nosso corpo liberar substâncias que reduzem a dor. Pode reduzir a dor,, mas não faz estimulação de consolidação.
      Para estimular a consolidação do osso é necessário indicar procedimentos regenerativos ( como a Terapia por ondas de choque e Plasma rico em plaquetas). Muitas vezes, após uma avaliação detalhada, eu preciso prescrever suplementos que melhoram o metabolismo ósseo e a cicatrização. Na presença de Distrofia Simpática Reflexa a abordagem deve ser diferente também.
      Agradeço desde já a sua atenção
      Dra Maike Heerdt

  17. Laércio Jacob

    Olá Dra. Maike,

    sofro de dores muito fortes pois tenho Neuropatia Pós Herpética
    ( tenho fibrose pulmonar (controlada) com a baixa imunidade fui
    “presenteado” com uma NPH.

    Já fiz (quase) tudo. Atendido na UsP em Ribeirão Preto e todos
    analgésicos que conheça.

    Vi uma divulgação a respeito de Tanyx mas tenho dúvida se se aplica
    a NPH.

    Pode me informar algo por gentileza ?

    Grato

    1. Maike Heerdt

      Boa tarde Laercio.
      As dores neuropáticas geralmente exigem tratamento com inúmeras classes de analgésicos e neuromoduladores como os anticonvulsivantes. Há inclusive indicação de medicações tópicas e aplicação de toxina botulínica em casos refratários.
      A tecnologia TENS pode agravar a dor neuropática, como pode aliviar depende de alguns achados clínicos.
      Não desista de melhora e ter mais qualidade de vida. Espero que você melhore cada dia mais.
      Dra Maike

  18. Patrícia Duraes

    Maike, boa tarde.
    Estou com lombalgia decorrente de uma hérnia e uma pequena lesão em um ligamento. Já estou praticamente sem dores, contudo a fisioterapeuta continua usando o TENS. Gostaria de saber se o TENS quando aplicado com os choques mais fortes (que parece que belisca a pele) pode causar algum dano piorando a dor. Grata, Patrícia.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde Patrícia
      A tecnologia TENS possui um excelente efeito na dor aguda. Na dor crônica, há pacientes que evoluem com piora do quadro.
      Espero que você melhore cada dia mais.

    2. Maike Heerdt

      A tecnologia TENS tem efeito analgésico, principalmente nos casos agudos, na fase inicial. Cada caso deve ser individualizado quanto a indicação.
      Costumo trabalhar com as seguintes etapas de reabilitação: ALIVIAR, RESTAURAR, PREVENIR NOVA CRISE/LESÂO. Como encontra maiores detalhes desta abordagem no post COMO O FISIATRA TRATA A DOR?

  19. José Reinaldo Carvalho

    Olá Dra estou com paralisia facial este choquinho pode me ajudar? posso fazer em casa a fisioterapia?
    obrigado.

    1. Maike Heerdt

      Boa Tarde José Reinaldo
      A Fisioterapia pode ser realizado com Fisioterapeuta, por atendimento domiciliar.
      A tecnologia TENS não está indicada nas lesões de nervos periféricos. Converse com o seu médico sobre as inúmeras formas de estimulação nervosa e neuroplasticidade.
      Agradeço o seu comentário,
      Atenciosamente, Dra Maike heerdt

  20. Maike Heerdt

    Boa Noite Ronald Alves. Cada caso deve ser individualizado.

  21. Maike Heerdt

    Boa Noite Marcia Macedo. O história e o exame físico são essenciais para qualquer tipo de orientação, resposta, procedimento e prognóstico. Não desista de procurar tratamento para o seu caso!

  22. Marcia Macedo

    Boa Tarde Dra Mike Heerdt.
    ao levantar um peso senti fortes dores no ombro o meu ortopedista passou fisioterapia e alguns exames inclusive esse citado neste site TENS. só que na primeira sessão foi com gelo e o Tens. na segunda ja me passaram exercicios e acabei ficando com mais dores pois os exercicios forçaram muito a musculação dolorida do ombro e braço sendo que ainda tenho um cisto sinovial no punho,mesmo braço esquerdo . então minha duvida é ? o profissional que me atendeu deve continuar com o tratamento indicado pelo ortopedista? pois nos exames nao indicava nada sobre exercicios . mesmo porque nao fiz ainda os raios x e ecografia por motivo de data ainda está marcado para daqui ha 15 dias e por nao saber ainda de fato o que tenho fico na incerteza de continuar os exercicios ja que doi muito e fico ate impossibilitada de mexer meu braço normalmente de tanta dor que ficou devido os exercicios. pensei em falar com o meu ortopedista mas esta ausente por motivo de viagem palestra marcada. preciso de uma orientação pois alem do ombro agora doi o braço tambem e sinto que o musculo ficou duro e quando tento esticar o braço da uma fisgada horrivel chego a chorar de dor
    Desde já agradeço pelo espaço fornecido. aguardando assim uma resposta precisa da parte
    Atenciosamente
    Marcia

  23. Ronald Alves

    Olá, Dra Maike Heerdt. Gostaria de saber se apenas profissionais podem usar o TENS, ou qualquer pessoa pode usa-lá. Obrigado desde já!

  24. Marcos Santos

    Muito interessante!!!

Deixe uma resposta