11.9.8289.8651 kurt@dortemtratamento.com.br

«

out 09

MINDFULNESS: O caminho para a atenção plena

O programa ” Mindfulness – Dor tem tratamento ” foi concebido para lhe proporcionar conhecimento em assuntos pertinentes a qualidade de vida e habilidades da terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT).

No último artigo, você leu sobre como são os sentimentos de esgotamento de quem lida com estresse e dor crônica e persistente. Mindfulness: Quando o esgotamento por dor crônica e problemas não vão embora

O quadro de dor crônica e persistente, com frequência, chega acompanhado de sintomas de ansiedade e depressão, sintomas físicos de estresse prolongado ou de outras emoções indesejadas.

Com dor a vida perde o sabor.

A essência do programa de 8 semanas “Mindfulness – Dor tem tratamento” é o treinamento suave e sistemático do modo de SER, o treinamento da atenção plena.

VOCÊ e sua mente possuem dois modos de trabalhar. O modo SER/SENTIR e o modo FAZER/ PENSAR. Aprender a equilibrar estes modos de funcionamento mental é a essência do programa terapêutico “Mindfulness – Dor tem tratamento” .

O pensar acelerado e o fazer compulsivo estão intimamente ligados aos sintomas físicos de estresse. Leia com detalhes no artigo: ESTRESSE E A DOR CRÔNICA AFETAM NOSSO CORPO

Nos últimos 9 meses, eu diante de uma situação de saúde que não melhorava apesar dos meus esforços insanos. Quanto mais eu corria atrás de uma solução, parecia que mais angustiada eu ficava. Quanto mais eu fazia, pior eu ficava. A desesperança começou a me acompanhar. O medo de não encontrar uma solução e uma direção tornou-se frequente.

Os padrões e modos mentais que mantém as pessoas aprisionadas na dor e no sofrimento emocional são fundamentalmente os mesmos padrões e modos mentais situados entre todos nós e o desabrochar do nosso potencial para um modo de ser mais profundamente satisfatório.

O programa de 8 semanas me libertou de dois processos críticos situados na origem do estresse diante de um problema persistente:
– a tendência de PENSAR em excesso, ruminar ou se preocupar demais a respeito de algumas coisas, aliada a
– tendência de evitar, reprimir ou afastar outras coisas.

Se VOCÊ costuma sofrer dificuldades ou problemas crônicos, a longo prazo, já deve ter descoberto que a preocupação e a repressão, na verdade, não ajudam em nada.

Mas você poderá se sentir impotente para interromper o processo.

Redobrar os esforços no intuito de desligar a sua mente perturbada poderá proporcionar um alívio temporário, tirar férias e viajar também podem ajudar. Entretanto também poderá tornar a situação pior.

A sua atenção continua a ser tomada pela dor crônica, pelo estresse diário, pelo problema ou pelo que quer que o esteja perturbando: é muito difícil evitar que a mente seja repetidamente arrastada de volta ao exato lugar do qual você deseja escapar. A sua mente sempre volta pro problema.

Curso Mindfulness

“O meu problema sempre foi ficar acordada a noite, com a mente cheia de idéias, pensando como eu colocaria em prática aquelas ideias no dia seguinte e revendo como eu poderia melhorar o que eu tinha feito durante o dia. Experimentei de tudo pra tentar interromper os meu pensamentos. O resultado era uma noite mal dormida e muito sono no dia seguinte, acordava cansada e sem energia pra colocar aquelas ideias em prática. As coisas foram piorando. O pensamento acelerado começou a acontecer de dia. Aquela maratona mental me consumia e eu comecei a esquecer do que tinha para fazer. As tensões musculares eram cada dia mais frequentes. Até um dia que cansei daquele cansaço e procurei ajuda através do programa Mindfulness. “

E se fosse possível aprender habilidades inteiramente novas que possibilitassem VOCÊ se sentir mais saudável, leve e disposto? Habilidades que possibilitam trabalhar a sua mente num modo completamente diferente.

No programa de 8 semanas”Mindfulness – Dor tem tratamento” será ensinado exatamente essas habilidades. O treinamento lhe devolve o controle da sua atenção a fim de que, pouco a pouco, VOCÊ possa vivenciar a si mesmo e o mundo sem a dura voz autocrítica da reprovação, a qual pode segui-lo de um lado para o outro.

atenção plena

A atenção ( Mindfulness ) será treinada para VOCÊ ser capaz de levar uma percepção consciente, franca e direta ao que você estiver fazendo enquanto o estiver fazendo: ser capaz de se sintonizar com o que está acontecendo na sua mente e no seu corpo, bem como no mundo exterior, a cada momento.

A prática diária deste tipo de atenção Mindfulness reduz a tendência de remoer as coisas e se preocupar com tudo e todos. VOCÊ desperta para as pequenas belezas do mundo. VOCÊ aprende a reagir com sabedoria e compaixão às pessoas e aos eventos que o afetam.

O programa “Mindfulness – Dor tem tratamento” possibilita a oportunidade de libertar as pessoas do seu fardo de baixo-astral e o estresse e a exaustão que o acompanham. Existe uma maneira de viver a vida mais plenamente e mais leve.

“Minha filha diz que a minha postura e o meu andar estão inteiramente diferentes. Eu percebi que ela tem razão… De alguma maneira, eu me sinto mais leve.”

VOCÊ está disposto a se sentir mais leve ?

Se sim, ENTRE em contato para maiores informações a respeito do programa “Mindfulness – Dor tem tratamento”

 

Uma Medica Fisiatra apaixonada em buscar soluções para pessoas que sentem dor persistente, para alcançar uma vida mais plena e saudável. Entusiamada em difundir as inúmeras possibilidades de tratamento da dor e da neuromodulação numa abordagem da medicina integrativa. Atuação em reabilitação interdisciplinar da dor, bloqueios neuromusculares e procedimentos minimamente invasivos em dor.

Formação em saúde: Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina. Residência Médica em Medicina Física e Reabilitação pela Universidade de São Paulo. Pós- Graduada em Acupuntura e em Dor pelo Centro de Dor da HCFMUSP. Título de Especialista em Fisiatria pela Associação Médica Brasileira. Atuação em reabilitação interdisciplinar da dor, bloqueios neuromusculares e procedimentos minimamente invasivos em dor.

Deixe uma resposta